Indícios de uso de drogas no trabalho

Você sabe como identificar o uso de drogas no trabalho? Existem alguns sinais e comportamentos característicos de quem utilizou qualquer tipo de substância ilícita, e para descobrir é importante ficar atento.
Saiba mais!
Principais substâncias usadas no trabalho
Os profissionais da saúde são o grupo mais afetado pelo uso de drogas no trabalho. Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 29% dos entrevistados admitiram consumir álcool, cigarro e ansiolíticos.
O estresse e o sono são os principais motivos do uso dessas substâncias, sendo que as principais utilizadas no trabalho são: o álcool, a heroína, a cocaína, os opiáceos, o xanax e a maconha.
Indícios do uso de drogas
Alguns sintomas podem ajudar a identificar se alguém está usando drogas, mas eles dependem da quantidade de droga e também da frequência.
Por isso, não deixe de solicitar um exame toxicológico aos funcionários para ter certeza.
Saiba mais:
Sinais físicos
Primeiro, é importante se atentar aos sinais físicos, ou seja, que são evidentes no corpo e rosto da pessoa. Alguns desses sinais são:
- Olhos vermelhos
- Pupilas maiores ou menores que o normal
- Alterações frequentes de peso
- Tremores nas mãos
- Dificuldade para coordenar os movimentos
- Fala lenta ou alterada
- Diminuição da sensibilidade à dor
- Alterações da temperatura corporal, na frequência cardíaca e pressão arterial
Sinais comportamentais
Além dos efeitos físicos, as drogas afetam diretamente o funcionamento do cérebro, provocando alterações no comportamento e também nas emoções da pessoa. Nesse cenário, os sintomas mais comuns são:
-
Diminuição na produtividade
-
Faltas frequentes no trabalho ou em outros compromissos
-
Brigas frequentes em casa ou no trabalho
-
Pedir dinheiro emprestado muitas vezes
-
Perder o interesse nos amigos e na família
Sinais psicológicos
Os sinais psicológicos são mais evidentes no uso de maconha e ecstasy, por exemplo, já que essas drogas são capazes de provocar alucinações. Neste caso, os sinais podem ser:
- Estar constantemente com medo
- Estar ansioso sem razão aparente
- Ter mudanças bruscas de personalidade
- Ficar agitado e hiperativo
- Ter momentos repentinos de raiva ou irritabilidade fácil
- Baixa auto-estima
- Alterações na memória, concentração e aprendizado
- Desenvolvimento de algum tipo de esquizofrenia ou de ideias paranoides
O que pode acarretar o uso de drogas no ambiente de trabalho?
Os principais motivos para o uso de drogas no ambiente de trabalho, geralmente, são os altos níveis de estresse, já que pessoas que sofrem com ele consequentemente procuram formas de atenuar esse sofrimento.
Nesses casos, é importante ressaltar outras formas de lidar com esse problema, como praticar atividades físicas e frequentar a terapia.
Como a empresa pode prevenir o uso de drogas no trabalho?
A melhor forma de prevenir o uso de drogas na empresa é se preocupando com o bem-estar dos seus funcionários. Providenciar pesquisas de satisfação, aproximar o RH das pessoas, estar disposto a ouvir as reclamações e implementar soluções.
Além de incentivar campanhas e programas para alertar seus empregados sobre os riscos e prejuízos causados pelo consumo de drogas.
Exame toxicológico para identificar o uso de entorpecentes no trabalho
Criada em 2011, a ChromaTox se tornou o primeiro e mais completo laboratório de Exame Toxicológico com operações no Brasil. Seus fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência em análises de drogas no Reino Unido e no Oriente Médio.
A empresa foi o primeiro laboratório acreditado com a ISO 17025 - norma internacional para laboratórios de ensaio e calibração. Além disso, seu time participa da Society of Hair Testing, da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e da Associação Brasileira dos Laboratórios de Análises Toxicológicas.