Passo a passo de como abrir um posto de coleta para exame toxicológico

Passo a passo de como abrir um posto de coleta para exame toxicológico

Para abrir um posto de coleta para exame toxicológico, teste obrigatório para a renovação da CNH de motoristas das categorias C, D e E, é necessário tomar algumas atitudes, como escolher um local adequado, com estrutura necessária, material correto, sala de coleta, documentação, entre outros. 

Nesse contato, vamos te ensinar o passo a passo do que você precisa para abrir o seu posto de coleta ChromaTox.  

Estrutura necessária

O primeiro passo é ter um local apropriado para abrir o seu posto de coleta. A estrutura deve ter ao menos um espaço de 30 / 40 m² dividido da seguinte forma:

  • 1 recepção
  • 1 sala para coleta
  • 1 banheiro

Recepção

A recepção é o primeiro local que seu paciente vai ter contato, por isso é muito importante organizá-la de uma forma confortável e intuitiva. Sendo assim, é necessário:

  • 1 Balcão
  • 1 Computador
  • 1 Impressora
  • 1 Nobreak
  • 1 Armário de apoio
  • 1 Linha de telefone – VOIP
  • 2 Lixeiras com identificação
  • 6 Cadeiras para clientes (sem rodas)
  • 1 Cadeira para recepção com braço
  • 1 Linha telefônica c/ internet e WI-FI
  • 1 Máquina de cartão crédito
  • 1 Bebedouro c/ suportes de copos água e café
  • 1 Álcool em gel
  • Carimbos (CNPJ - matriz, nome e CPF de funcionários)
  • Luz de emergência
  • Sistema de câmeras de monitoramento
  • E-Mail
  • Sistema para emitir a Nota Fiscal
  • Serviço de coleta de amostras - LOGGI MOTOBOY (fornecido pela Chromatox)
  • Código de defesa do consumidor c/ suporte
  • Extintor pó químico 4 kg
  • Extintor H2o 10kg

Sala de coleta

A sala de coleta deve ser sempre limpa, clara e bem organizada, já que é onde o exame toxicológico será realizado. Para isso acontecer, é necessário ter os seguintes materiais:

  • 1 Mesa p/ três pessoas 1x60
  • Jalecos e toucas
  • Cadeiras com rodinhas de couro
  • 1 Puff
  • 1 Cabideiro
  • 1 Cesto de lixo com identificação
  • 1 Janela de vidro com insulfilm (para visualizar a recepção)
  • 6 Caixas para materiais
  • Luz de emergência
  • 1 Caixa descarpack com suporte
  • Placa de identificação na porta da sala de coleta

Documentação

É necessário que seu posto de coleta esteja com a documentação certa e em dia. Dessa forma, vocês funcionam de maneira legal e sem nenhum problema burocrático. Os documentos necessários para abrir e manter um posto de coleta são:

  • Contrato Social
  • CNPJ
  • CCM / Prefeitura
  • Alvará Vigilância Sanitária / Prefeitura
  • CNES / Prefeitura
  • Conselho Regional de Farmácia – CERTIFICADO RESPONSÁVEL TÉCNICO
  • AVCB / Corpo de bombeiros
  • Certificado de desinsetização
  • Certificado de desratização
  • Certificado de limpeza de caixa d'água
  • Contrato de manutenção ar-condicionado
  • Certificado de Vacinação dos funcionários Hepatite B + Dupla Adulto
  • Certificado de treinamento de Coleta
  • PoP’s
  • PPRA
  • PCMSO
  • PGRSS

OBS: A ChromaTox exige apenas: Contrato social, CNPJ, CNES, Alvará da vigilância sanitária. Os demais documentos normalmente são solicitados pela prefeitura para emitir o alvará e CNES.

Materiais necessários

Abaixo, uma lista com os materiais que são essenciais para o seu posto de coleta:

Materiais operacionais - ChromaTox

Abaixo, uma lista dos materiais operacionais oferecidos pela ChromaTox para os postos de coleta parceiros:

  • Cadeia de Custódia (fornecido pela ChromaTox)
  • Envelopes (grande, médio e pequeno)
  • Lacres
  • Folders de divulgação
  • Cartões de visita

Materiais operacionais - Escritório

Para a recepção, é essencial ter os seguintes objetos:

  • Réguas
  • Corretor líquido
  • Canetas
  • Tesoura
  • Marcador de texto
  • Lápis
  • Borracha
  • Extrator de grampos
  • Cola
  • Tinta de carimbo
  • Post-it (pequeno e grande)
  • Rascunho
  • Porta-canetas
  • Estiletes
  • Papel sulfite
  • Cartuchos impressora
  • Clipes
  • Grampeador c/ grampos
  • Durex
  • Elásticos
  • Saquinhos Plástico
  • Pastas organizadoras
  • Malotes

Materiais operacionais - Farmácia

Já para a sala de coleta, os materiais utilizados são:

  • Gilete
  • Tesoura (especial para colete)
  • 2 tubo de álcool gel grande
  • 1 tubo de álcool gel pequeno
  • Caixa de primeiros socorros
  • Papel toalha
  • Álcool 10%
  • Régua

Materiais gerais

Esses são os objetos utilitários que não podem faltar no seu posto de coleta:

  • Copos de plástico água e café
  • Saco de lixo
  • Produtos de limpeza
  • Limpeza diária do posto

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Fale com a gente para maiores informações! Estamos à disposição para ajudá-lo e orientá-lo.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados