Ansiolíticos: conheça os efeitos e principais tipos desse medicamento

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. É exatamente no combate de problemas como esse que entram os ansiolíticos, medicamentos chamados de tranquilizantes, por acalmarem a pessoa estressada, tensa e ansiosa.
Neste artigo, a ChromaTox vai te explicar mais sobre esses medicamentos, o que são, como eles agem no organismo e quais são os seus efeitos.
O que são ansiolíticos?
Também conhecidos como calmantes ou tranquilizantes, os ansiolíticos são utilizados no tratamento de ansiedade e tensão. É um medicamento que pode ser elaborado por meio de processos químicos e também de forma natural, em remédios caseiros, como chá. Os ansiolíticos, muitas vezes, também podem ser recomendados para o tratamento de insônia.
Seu uso é liberado conforme prescrição médica, pois os ansiolíticos utilizados indevidamente podem gerar efeitos colaterais.
Quais os efeitos colaterais do ansiolítico?
O maior risco em relação a esse medicamento é utilizá-lo de forma inadequada, ingerindo dosagens excessivas ou usando com muita frequência. Os ansiolíticos também podem causar dependência.
Além disso, doses altas combinadas com álcool ou outros medicamentos podem levar à morte.
O uso dos ansiolíticos podem levar o indivíduo a ter efeitos como:
- Sonolência
- Amnésia
- Visão turva ou dupla
- Fala arrastada
- Enjoo
- Dificuldade de concentração
- Perda de força e do tônus muscular
- Confusão
- Tonturas
- Vertigens
- Comprometimento da coordenação motora
- Dores de cabeça
Ansiolíticos mais usados
Os ansiolíticos mais comuns e conhecidos são os benzodiazepínicos, que agem nos neurotransmissores do sistema nervoso central e restauram o equilíbrio das sensações de ansiedade e estresse.
São eles:
- Alprazolam
- Bromazepam
- Clonazepam
- Diazepam
- Estazolam
- Lorazepam
- Midazolam
- Nitrazepam
O uso desses medicamentos com orientação médica e prudência podem auxiliar o usuário a diminuir a ansiedade e o estresse, relaxar os músculos com maior facilidade e reduzir seu estado de alerta.
Ansiolíticos naturais: quais são?
Os ansiolíticos também são encontrados de forma natural, sem necessidade de composições químicas:
- Chás naturais, como o de valeriana, de passiflora ou de camomila
- Alimentos ricos em triptofano, como o queijo e a banana
- Medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos, que podem ser usados com indicação do médico ou farmacêutico
Quais os riscos do ansiolítico para motoristas?
Os ansiolíticos podem provocar efeitos como sonolência e dificuldade de concentração, o que pode afetar o desempenho do motorista em seu momento de trabalho e provocar graves acidentes.
Por isso, é extremamente contra-indicado dirigir sob o efeito desse tipo de medicamento, pois ele prejudica as funções psicomotoras e compromete a direção.
Além disso, pesquisas mostram que a sonolência é causadora de 20% dos acidentes de trânsito.
O uso dos ansiolíticos deve ser consciente e responsável.
O exame toxicológico detecta ansiolítico no organismo?
Os ansiolíticos de composições químicas, em altas doses, podem causar alterações no exame toxicológico e gerar problemas na renovação da CNH do motorista, caso seu uso não seja receitado por um médico.
Porém, se o medicamento for utilizado com prescrição médica e de forma consciente e controlada, de nada irá interferir no exame.
Além disso, os ansiolíticos naturais, como os chás e os alimentos, não influenciam no resultado do exame toxicológico, já que possuem uma dosagem baixa da substância e não provocam nenhum efeito colateral grave.
Veja também: Opiáceo: o que é e como age no nosso organismo