COMO PASSAR NO EXAME TOXICOLÓGICO
O teste de drogas em cabelo é preciso e aponta além dos tipos de substâncias consumidas a frequência de uso. Isso é possível porque após serem consumidas, essas substâncias são fixadas no córtex capilar. Após o contato do doador com a substância a ser analisada, em aproximadamente seis dias o cabelo surge no couro cabeludo, sendo então possível a detecção da mesma. Se o uso de drogas for contínuo, conforme o cabelo cresce, mais a substância se fixa ao cabelo.
Sendo assim, com uma amostra de três centímetros de cabelo é possível detectar drogas consumidas nos últimos três meses (noventa dias). Se a amostra de cabelo for maior, maior será o período que poderá ser analisado.
Por isso, para que o resultado do exame toxicológico seja negativo, não há segredo: é preciso que o indivíduo não use drogas no período em que a amostra será submetida à análise. Para renovar a CNH, o Denatran exige janela de detecção de mínima de 90 dias.
Como é processo de coleta do exame toxicológio?
Para a amostra de cabelo, será cortada uma pequena mecha, bem rente à raiz. A quantidade de fios depende muito da espessura deles, mas a média sugerida é de 50 a 100 fios. De forma mais fácil, a quantidade necessária é igual à metade da espessura de um lápis.
No caso de ausência de cabelo, o procedimento é feito a partir do pelo, que pode ser, preferencialmente, na seguinte ordem: perna, braço, tórax, axila, virilha e barba. No entanto, não é permitido misturar elementos do cabelo e do pelo, apenas um método deve ser adotado. O pelo é cortado com uma tesoura ou lâmina e a quantidade precisa ser comparada ao tamanho de uma moeda de 1 real, para cada amostra.
O exame toxicológico pode ajudar a reduzir o número de acidentes em estradas e vias urbanas, assegurando a segurança de todo o trajeto, inclusive para terceiros. Quanto maior esse controle, maiores as chances de preservarmos a saúde dos condutores, sem colocar suas vidas em risco.
Como funciona o período de deteção do exame toxicológico?
Por exemplo, uma mecha de 3 cm representa um período de aproximadamente 3 meses; uma mecha de 1 cm, representa aproximadamente um mês. Para cobrir o período de um ano, a amostra de cabelo precisa ter 12 cm de comprimento e o pelo corporal ao menos 9 cm de comprimento.
À medida que o cabelo cresce e novas doses de drogas são ingeridas, o cabelo passa a funcionar como uma caixa-preta, registrando a história de consumo (ou abstinência) de drogas. Este atributo faz com que o principal benefício da análise de cabelo seja mostrar uma tendência do hábito de uso de drogas.
Para saber quais drogas podem ser detectadas no exame toxicológico, clique aqui.