COMO PASSAR NO EXAME TOXICOLÓGICO

O exame toxicológico de larga janela de detecção é capaz de identificar o consumo de drogas no período mínimo de dias até anos anteriores à coleta dos fios, devido a uma análise pormenorizada dos cabelos ou pelos do indivíduo.

O teste de drogas em cabelo é preciso e aponta além dos tipos de substâncias consumidas a frequência de uso. Isso é possível porque após serem consumidas, essas substâncias são fixadas no córtex capilar. Após o contato do doador com a substância a ser analisada, em aproximadamente seis dias o cabelo surge no couro cabeludo, sendo então possível a detecção da mesma. Se o uso de drogas for contínuo, conforme o cabelo cresce, mais a substância se fixa ao cabelo.

Sendo assim, com uma amostra de três centímetros de cabelo é possível detectar drogas consumidas nos últimos três meses (noventa dias). Se a amostra de cabelo for maior, maior será o período que poderá ser analisado.

Por isso, para que o resultado do exame toxicológico seja negativo, não há segredo: é preciso que o indivíduo não use drogas no período em que a amostra será submetida à análise. Para renovar a CNH, o Denatran exige janela de detecção de mínima de 90 dias.
 

Como é processo de coleta do exame toxicológio?

O exame toxicológico realizado com amostras de cabelo ou pelo é indolor e não invasivo. A coleta e o preenchimento da cadeia de custódia demoram, em média, 15 minutos. Um procedimento rápido, fácil e seguro. No momento da coleta, são retiradas duas amostras para que você tenha seu direito de contestação preservado e é obrigatória a presença de uma testemunha para averiguar as condições de coleta.

 

Para a amostra de cabelo, será cortada uma pequena mecha, bem rente à raiz. A quantidade de fios depende muito da espessura deles, mas a média sugerida é de 50 a 100 fios. De forma mais fácil, a quantidade necessária é igual à metade da espessura de um lápis.

No caso de ausência de cabelo, o procedimento é feito a partir do pelo, que pode ser, preferencialmente, na seguinte ordem: perna, braço, tórax, axila, virilha e barba. No entanto, não é permitido misturar elementos do cabelo e do pelo, apenas um método deve ser adotado. O pelo é cortado com uma tesoura ou lâmina e a quantidade precisa ser comparada ao tamanho de uma moeda de 1 real, para cada amostra.

O exame toxicológico pode ajudar a reduzir o número de acidentes em estradas e vias urbanas, assegurando a segurança de todo o trajeto, inclusive para terceiros. Quanto maior esse controle, maiores as chances de preservarmos a saúde dos condutores, sem colocar suas vidas em risco.

 

Como funciona o período de deteção do exame toxicológico?

O período de detecção depende do comprimento do cabelo analisado. O cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, com uma variação de 0,7 a 1,5 cm. Assim, a análise de segmento de um centímetro de comprimento fornece um perfil integrado do uso de drogas ao longo de um período de um mês. Demora cerca de 5 a 6 dias para que o cabelo cresça da raiz para aparecer acima do couro cabeludo e, portanto, estar disponível para a detecção.

 

Por exemplo, uma mecha de 3 cm representa um período de aproximadamente 3 meses; uma mecha de 1 cm, representa aproximadamente um mês. Para cobrir o período de um ano, a amostra de cabelo precisa ter 12 cm de comprimento e o pelo corporal ao menos 9 cm de comprimento.

À medida que o cabelo cresce e novas doses de drogas são ingeridas, o cabelo passa a funcionar como uma caixa-preta, registrando a história de consumo (ou abstinência) de drogas. Este atributo faz com que o principal benefício da análise de cabelo seja mostrar uma tendência do hábito de uso de drogas.


Para saber quais drogas podem ser detectadas no exame toxicológico, clique aqui.
© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados