Você sabe como renovar o exame toxicológico? Veja o guia completo!

 

8É muito comum que alguns motoristas não saibam como renovar o exame toxicológico. No entanto, existem prazos estabelecidos, que precisam ser respeitados. Esse período sempre é divulgado por meio da internet, possibilitando um acesso mais amplo para que ninguém o perca.

No ano de 2021, por exemplo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) acabou prorrogando este prazo por causa da pandemia. Além disso, a fiscalização também apresentou mudanças, fazendo com que ela só fosse realizada a partir da data de realização do exame, e não do registro dos resultados.

Como renovar o exame toxicológico?

Para saber como renovar o exame toxicológico, é necessário estar de olho nos prazos estabelecidos pelos órgãos de trânsito. Isso porque eles sempre divulgam o período em que o exame será realizado, fazendo com que todos os motoristas possam se preparar previamente para comparecer ao local na data marcada.

Até o final de 2021, os resultados precisavam ter um registro no Renach em até 25 dias. No entanto, a partir de 2022, o cadastramento deve ser realizado em até 15 dias.

O exame toxicológico para CNH é extremamente importante para que os motoristas possam cumprir com todas as determinações das entidades de trânsito. Além disso, ao fazê-lo, é possível ajudar a evitar acidentes ou qualquer outra intervenção que possa acontecer nas estradas. A segurança deve ser voltada tanto para o motorista quanto para o pedestre.

O que acontece com quem não cumpre as normas?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é necessário que todo condutor habilitado, dentro das categorias C, D e E, faça o exame toxicológico a cada renovação de sua habilitação, para aqueles com 70 anos ou mais, e a cada dois anos e seis meses, para os condutores com até 69 anos de idade.

A multa para quem não o faz é de R$ 1.467,35, e pode gerar suspensão do direito de dirigir ao longo de três meses.

É possível aproveitar o exame periódico da CNH?

Após entender um pouco melhor sobre como renovar o exame toxicológico, é necessário ter conhecimento sobre o aproveitamento do exame periódico para a CNH. Ele poderá ser utilizado para os fins de renovação em até, no máximo, 90 dias após a coleta da amostra do condutor.

Caso esse prazo seja excedido, é necessário que o motorista solicite e realize um novo exame toxicológico para que seja possível renovar a sua CNH sem maiores impedimentos.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

https://estado.rs.gov.br/prazo-para-renovacao-do-exame-toxicologico-de-cnhs-vencidas-entre-marco-e-junho-de-2021-termina-no-proximo-dia-30

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/motoristas-precisam-ficar-atentos-aos-prazos-para-exame-toxicologico

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados