Como saber se o exame toxicológico está vencido? Saiba mais com o guia completo!

 

É muito comum que surja a dúvida sobre como saber se o exame toxicológico está vencido. Afinal, quando o seu prazo expira, é necessária a realização de um novo exame. Esse tipo de exame é essencial para os motoristas das categorias C, D e E, tanto em seu processo de admissão, quanto no de demissão.

Os condutores profissionais precisam ficar atentos aos prazos para garantir que o exame não vença e uma multa alta seja aplicada.

A validade do exame pode ser estendida?

Não.

Uma vez renovada a carteira ou no momento da emissão da primeira habilitação profissional, ele deve fazer o exame toxicológico. Trinta meses depois ele deve refazer este exame, mesmo antes de ter que renovar a CNH. A responsabilidade de checar este prazo é do motorista. Não existe essa informação para consulta on-line.

A questão de como saber se o exame toxicológico está vencido é bastante discutida pelos condutores remunerados. Essa é uma etapa obrigatória para quem atua nas categorias C, D ou E. Ele se faz necessário para quem precisa alterar, emitir ou fazer a renovação de sua carteira de motorista.

A validade do exame toxicológico é de dois anos e seis meses. Dessa forma, o período em que o exame vale é extremamente importante para quem se submete ao teste. O principal objetivo desse tipo de teste é a determinação do uso de alguma substância ilícita, janela de detecção solicitada pela legislação de 90 dias, independentemente da coleta ser de cabelo ou pelo corporal.

Janela de detecção para o exame toxicológico

A janela de detecção de um exame toxicológico pode ser bastante ampla, dependendo do comprimento de cabelo ou pelo coletado.

Amostras de cabelo ou pelo permitem que seja avaliado o consumo de substâncias psicoativas por vários meses dependendo do comprimento.

A amostra ideal é o cabelo e o comprimento deve ser de 3 cm o que corresponde a aproximadamente 3 meses de consumo. Se for usado pelo corporal, preferencialmente das pernas ou braços, mas podendo ser da axila ou peito, deve ter aproximadamente 0,5 cm.

Onde fazer o exame toxicológico?

O exame toxicológico para CNH pode ser feito em qualquer laboratório autorizado pelo Denatran. É importante fazer uma pesquisa para ter a certeza de que está contando com a melhor empresa. É por isso que a Chromatox oferece os melhores serviços e uma rápida resposta após a realização do exame. Basta checar no site o laboratório mais próximo da sua residência.

Exigências do exame toxicológico

Após descobrir como saber se o exame toxicológico está vencido, está na hora de compreender algumas exigências desse tipo de exame. Para atender à legislação federal, todos os motoristas que estiverem com o objetivo de tirar a sua CNH ou renová-la nas categorias C, D e E precisarão fazer o teste.

Conduzir um veículo sem a realização do exame toxicológico é considerada uma infração prevista no art. 165-B do CTB. Dessa maneira, a renovação deve ser feita a cada dois anos e seis meses para os condutores com idade inferior a 70 anos. Para os que estão acima, não haverá a necessidade de renovação antes da atualização da CNH.

 

 

 exame toxicológico clique aqui para saber mais

 

 

REFERÊNCIAS

https://detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/duvidasFrequentes/sa-cnh-habilitacao/sa-cassacaocnh/sa-detalhescassacaodacnh/453fcf75-f22c-4ef6-8efa-915b7457fe0d 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados