Exame Toxicológico Admissional: entenda como funciona e em que situação ele é necessário

Exame Toxicológico Admissional: entenda como funciona e em que situação ele é necessário

 

Para alguns cargos públicos ou posições em empresas privadas, o exame toxicológico admissional é uma etapa obrigatória na contratação.

Mas não se preocupe. Embora a obrigatoriedade do exame toxicológico esteja estabelecida nestas empresas, para cargos e funções específicas, o exame é extremamente sigiloso. Este sigilo serve para proteger tanto a empresa quanto o empregado, e deve ser mantido por todas as partes envolvidas (contratante, contratado e laboratório onde o exame é feito).

Quem precisa fazer exame toxicológico admissional

Uma das dúvidas mais frequentes que encontramos é quem precisa fazer o exame toxicológico.

Dependendo da empresa, é possível que qualquer pessoa precise fazer o exame toxicológico admissional. Porém, é mais comum que ele seja requisitado para funcionários que exercem alguma atividade de risco ou que impactem a segurança dele e de outras pessoas.

É importante ressaltar que, para pessoas que atuam como motoristas profissionalmente, ou seja, pessoas que visam obter ou renovar a carteira de habilitação de categoria C, D ou E, o exame toxicológico agora é obrigatório. Mas, para os motoristas, a validade do exame toxicológico é de apenas 30 meses (dois anos e meio), e ele deve ser refeito após esse período para que a habilitação não seja suspensa. 

E por que os motoristas também precisam realizar este exame? No caso de um motorista de caminhão, por exemplo, caso ele faça uso de drogas, isso pode aumentar a probabilidade de acidentes em estradas e rodovias.

“Essa prática ajuda a reduzir os acidentes de trabalho e os problemas de negligência e produtividade, além de preservar a imagem da companhia e trazer economia de despesas com assistência médica”, explica a advogada Dra. Raquel Albuquerque, especialista em direito do trabalho.

 

Quais empregos exigem exame toxicológico admissional?

Conforme mencionamos anteriormente, é comum que o exame toxicológico admissional e aleatório sejam solicitados em empregos que envolvem o exercício de funções de risco, seja para o próprio empregado ou para outros.

Dentro desta categoria temos: motoristas de caminhão, operadores de máquina, construtores, entre outros.

Como funciona o exame toxicológico admissional?

A realização do exame toxicológico só pode acontecer com o consentimento do funcionário, e a empresa deve fornecer uma justificativa médica que explique o motivo da análise. Também é preciso enfatizar que a discrição da empresa e do laboratório é fundamental, a fim de evitar preconceitos e discriminação contra o profissional.

Dito isso, o exame toxicológico admissional pode ser realizado de diversas maneiras. A Chromatox, com suas décadas de experiência, realiza o exame toxicológico através de uma amostra de cabelo, que pode apontar o uso de substâncias psicoativas dentro de um longo período.

Isso porque a urina é a amostra mais comumente utilizada para a detecção de drogas ilícitas pelas empresas. O teste em urina detecta a utilização de drogas nos últimos dias e, como tal, é uma evidência de utilização recente das mesmas

No entanto, como para algumas empresas é importante saber se um candidato ao emprego não é um usuário regular de drogas, principalmente em cargos cuja atividade envolve riscos, o cabelo é utilizado por ser uma amostra mais confiável. Na análise por cabelo, o candidato terá que se abster de drogas por pelo menos 3 meses para que o teste seja negativo, ao contrário do teste de urina, no qual o candidato pode se abster por apenas 3 dias.

Ou seja, é seguramente mais difícil para um usuário regular de drogas se abster por 3 meses do que 3 dias apenas para passar o teste.

Quando o exame toxicológico dá positivo na admissão

O tempo de detecção do exame toxicológico normalmente é de 90 ou 180 dias (três ou seis meses, respectivamente).

Dessa forma, se a pessoa tiver utilizado algum tipo de substância psicoativa nesse período, o exame terá resultado positivo, e a pessoa poderá ter o seu processo de admissão terminado.

Onde fazer exame toxicológico admissional?

O teste de drogas na política de contratação de uma companhia ajuda a detectar pessoas que tenham uma possível dependência e precisem de tratamento. A intenção não é tratar de forma punitiva, mas preventiva, para evitar acidentes de trabalho ou erros na realização de suas funções.

Dito isso, saber onde fazer exame toxicológico com resultados confiáveis é muito importante.

A Chromatox é um laboratório brasileiro especializado em exame toxicológico e atua no mercado há mais de 16 anos, realizando exames toxicológicos admissionais e para CNH seguros e confiáveis, com um procedimento não invasivo.

Já estou contratado, meu empregador pode pedir um exame toxicológico?

A principal função dos testes toxicológicos no local de trabalho é assegurar que seus funcionários estejam aptos a executar tarefas específicas e garantir que nenhuma droga com potencial para prejudicar o desempenho, ou colocar outros em risco, esteja presente no organismo. Esses testes são feitos geralmente de forma aleatória ou randomizada.

Escolha a Chromatox para realizar o seu exame toxicológico admissional

É uma empresa ou pessoa física e precisa contratar um exame toxicológico admissional? Conte com a Chromatox para ajudá-lo neste processo.

Com anos de experiência e cobertura nacional, nossos laboratórios estão espalhados por todas as regiões, para garantir mais praticidade e facilidade na hora de realizar o seu exame toxicológico admissional.

 

 

 Exame toxicológico: Clique aqui para fazer o seu

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados