Exame toxicológico do cabelo: quanto tempo pega e como funciona?

O exame toxicológico pelo cabelo é o mais utilizado na hora de realizar o teste de drogas. No geral, é indicado para motoristas que pretendem emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D e E. É um procedimento totalmente indolor e não afeta a estética do paciente.
O que é o exame toxicológico de larga janela de detecção?
O exame toxicológico de larga janela de detecção é um teste capaz de identificar o consumo de substâncias lícitas e ilícitas em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.
Por esse motivo, é um procedimento mais eficaz, detectando drogas por períodos de 90 dias ou mais.
Como funciona o exame toxicológico de cabelo?
Para saber como funciona esse exame toxicológico, primeiro é preciso entender que o cabelo é capaz de preservar por bastante tempo as substâncias utilizadas e metabolizadas no organismo.
Dessa forma, é possível detectar quais drogas foram usadas por períodos de 90 dias ou mais e, por conta disso, apliques e dreads não são aceitos nesse exame. O cabelo deve ser natural. Cabelos com química, seja tintura ou alisamento, podem ser coletados normalmente.
Exame toxicológico de cabelo: quanto tempo pega o uso de drogas?
O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses. Ou seja, quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.
Quais as drogas detectadas no exame toxicológico?
As drogas detectadas no teste são:
- Anfetamina (rebite)
- Cocaína e derivados, como o crack
- Maconha e seus derivados, como skank e haxixe
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE)
- Codeína
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed
- Heroína
- Morfina
- Mazindol
É possível burlar o exame toxicológico?
Não há nenhum método capaz de burlar o exame toxicológico. Na internet é possível encontrar dicas que prometem adulterar o resultado, mas nenhuma das técnicas é realmente eficaz para falsificar o teste.
Sou careca, como posso fazer o meu exame toxicológico?
No caso de pessoas carecas, é indicado realizar o teste com pelos corporais de qualquer região ou unhas. O resultado é tão eficiente quanto o exame feito com cabelo e a coleta é feita utilizando uma lâmina (barbeador descartável).