Exame toxicológico de larga janela de detecção? Veja o guia completo!

 

Você sabe o que é o exame toxicológico de larga janela de detecção? Esse tipo de exame é realizado para renovação de CNH ou na primeira habilitação para motoristas categorias C, D e E.

Alguns motoristas não sabem muito bem como é esse exame então vamos falar aqui sobre ele para que atrasos desnecessários não levem a prejuízos financeiros aos motoristas e, mais importante ainda, não deixe um motorista usuário de drogas dirigindo e colocando em risco a sua proporá vida e a dos ouros.

Afinal, o que é um exame toxicológico com larga janela de detecção?

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame realizado através da coleta de cabelo ou pelo corporal. Não causa nenhuma dor, já que a amostra de cabelo ou pelo são cortados rente ao couro cabeludo ou a pele. Esse exame permite a detecção de alguns tipos de substâncias psicoativas por um período maior do que um exame de sangue ou urina.

Para a legislação vigente, é necessário comprovar a ausência de drogas por um período de 90 dias. A urina ou sangue não conseguem mostrar esse período mais longo. Apenas o cabelo ou pelo tem essa capacidade. No caso do cabelo, o comprimento deve ser de aproximadamente 3 cm e para o pelo corporal, de 0,5cm.

Como é realizado o exame?

O motorista deve comprar seu exame toxicológico através do site da Chromatox ou no balcão de um dos laboratórios credenciados pela Chromatox. Em seguida, um coletor treinado faz a coleta de duas amostras, sendo uma para a prova e outra para contraprova, que é um exame que pode ser solicitado pelo motorista, caso ele tenha alguma dúvida sobre o resultado da análise da amostra.

A amostra de cabelo chega ao laboratório e é feito um tratamento especial para que seja possível separar as eventuais substâncias psicoativas presentes dos componentes naturais do cabelo. Essa amostra passa então pela análise em máquinas de última geração que permitem identificar e quantificar as substâncias presentes, as quais são mostradas no laudo final do exame.

A legislação vigente exige que o período analisado seja de 90 dias. Assim, deve-se fazer a coleta de aproximadamente 3 cm de cabelo ou de 0,5 cm de pelo corporal. Essa diferença entre cabelo e pelo se deve a diferença da biologia do pelo. Ele demora mais para cair em relação ao cabelo e pode mostrar um período maior, de cerca de 90 dias a mais do que o cabelo.

Drogas que podem ser detectadas

Ao realizar a análise do material coletado em laboratório, é possível reconhecer uma boa quantidade de substâncias psicoativas. São elas as principais:

  • Cocaína;
  • Heroína;
  • Crack; (não é solicitada pela legislação embora a Chromatox analise essa substância- pode retirar da lista)
  • Maconha;
  • Ecstasy;
  • Anfetamina ou Rebite;

Como acompanhar o resultado do exame?

Você sabe como acompanhar o resultado do exame toxicológico de larga janela de detecção?

Para quem fez o exame toxicológico para CNH, em 48 horas será possível obter o resultado, mas apenas caso ele seja negativo. O laboratório também envia ao Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) todos os resultados obtidos, quer seja ele positivo ou negativo.

Assim quando o motorista recebe o laudo, o Denatran já tem o registro no sistema e ele pode proceder a renovação, caso o laudo seja negativo.

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados