Exame toxicológico gratuito. Entenda como funciona com o guia completo!

 

Exame toxicológico gratuito? Esse é um assunto muito comentado, principalmente entre os condutores que precisarão realizar o teste em breve. No entanto, será que é verdade? Ou será que não se trata apenas de fake news? Levando em consideração um exame feito em laboratório, é preciso pesquisar.

Todos os motoristas remunerados das categorias C, D e E devem comparecer periodicamente para fazer o exame toxicológico. A sua importância é inegável para garantir maior segurança para o trânsito, bem como preservar a saúde dos próprios condutores.

Afinal, o exame toxicológico é gratuito?

E então, existe exame toxicológico gratuito? Embora em muitos lugares seja possível ler que esse exame é realizado gratuitamente, as coisas não funcionam bem assim. Na verdade, são os empresários quem devem pagar o teste para seus funcionários, garantindo que eles conduzam sob condições normais.

Independentemente da realização do exame ser feita para admitir ou demitir um funcionário, ele não sairá de graça. Isso acontece porque há custos com laboratório, além da análise rápida que é feita com a amostra do condutor. No mais, o próprio motorista não precisará desembolsar nenhum valor para realizar a testagem em laboratório.

Quem precisa fazer o exame toxicológico?

Após saber um pouco mais sobre exame toxicológico gratuito, é necessário lembrar que todos os condutores remunerados das categorias C, D e E deverão realizar o exame. Isso é feito para garantir que não haja nenhuma substância ilícita correndo pelo organismo do condutor, evitando possíveis acidentes.

É válido ressaltar, também, que os condutores acima de 70 anos não precisarão cumprir com o prazo comum. A atualização do exame toxicológico deverá ser feita, unicamente, no período de vencimento de sua carteira de motorista. Além disso, o exame será solicitado para processos de admissão ou de desligamento em empresas.

Por que o exame é importante?

A importância do exame toxicológico está na segurança que pode ser proporcionada no trânsito. Diante da necessidade de se manter acordados, muitos motoristas acabam utilizando substâncias psicoativas. Para evitar que essa cultura continue se espalhando, a realização do exame identifica as substâncias no organismo e evita possíveis acidentes na estrada.

É importante lembrar que a janela de detecção pode ser de 90 a 180 dias.

Como fazer o exame toxicológico?

Após descobrir mais sobre exame toxicológico gratuito, é importante saber como fazer o exame. De uma maneira geral, basta adquirir o comprovante de quitação do teste com uma clínica autorizada pelo Denatran, comparecer ao local para o recolhimento da amostra e esperar pelo resultado, com média de resposta de 48 horas para resultados negativos.

Sendo assim, o exame toxicológico para CNH é o principal responsável por evitar acidentes nas estradas. Lembre-se de manter seu exame sempre atualizado, garantindo maior responsabilidade nas estradas e evitando possíveis problemas com pedestres ou outros motoristas.

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados