O QUE O EXAME TOXICOLÓGICO DETECTA?

O exame toxicológico de larga janela de detecção é capaz de detectar o consumo dos mais variados tipos de substâncias ilícitas, além de revelar a frequência de uso. Desse modo, o exame de drogas com análise de cabelo permite conhecer o perfil do usuário, auxiliando no encaminhamento clínico de acordo com cada caso.

Desde 2016, esse exame se tornou obrigatório para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN, como a Chromatox.

As substâncias analisadas são:

- Anfetaminas
Anfetamina, Dietilpropiona, Mazindol e Fenproporex.

- Metanfetaminas
Metanfetamina, MDMA (Ecstasy), MDA, MDEA, MBDB.

- Benzodiazepínicos
Alprazolam, Clonazepam, Diazepam, Lorazepam, Midazolam, Nitrazepam, Nordiazepam, Oxazepam, Temazepam, Flurazepam, Clordiazepóxico.

- Canabinóides (Maconha)
11-Nor-delta 9-tetrahidrocanabinol (THC), Canabinol, Canabidiol e metabólito.

- Cocaína (inclusive o Crack)
AEME, Benzoilecgonina, Cocaetileno, Cocaína, Norcocaína.

- Opiáceos
Morfina, 6-acetilmorfina, 6-Acetilcodeína, Codeína, Dihidrocodeína, Heroína (diacetilmorfina).

- Opióides
Oxicodona, Fentanil, Petidina.

- Hipnóticos e Sedativos
Zopiclone, Zolpidem.

- Outras Substâncias
LSD, Metadona, PCP (Fenciclidina), Tramadol, Quetamina, Norquetamina, entre outras.


Álcool aparece no exame toxicológico?


O exame toxicológico de drogas em cabelo só detecta o consumo de álcool se for solicitada a análise específica para esta substância. Sem essa solicitação, o exame não detecta a presença de álcool. O exame toxicológico exigido pelo Denatran não inclui o uso de álcool.
 

Exame toxicológico detecta pó de anjo?

 
O exame toxicológico de larga janela de detecção é realizado com a análise dos fios e revela se o indivíduo usou drogas, como a fenciclidina – popularmente conhecida como pó de anjo –, e em qual período (dias ou até anos), dependendo do comprimento da amostra.

Também chamado de exame do cabelo, essa análise é precisa e usada para saber se motoristas, funcionários, pessoas em tratamento para dependência química, entre outros casos, estão fazendo uso de drogas.

A fenciclidina é conhecida entre os caminhoneiros como poeira de lua e causa diversos malefícios ao ser humano. Entre seus principais sintomas está a alucinação e, por isso, o Denatran exige que os motoristas profissionais realizem o exame toxicológico para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, evitando assim acidentes em estradas e rodovias.
 

A importância do exame toxicológico

Tão importante quanto prover serviços de transporte de uma forma ágil e eficiente é garantir a saúde e a integridade física de todos os envolvidos nesse processo. E a realização do exame toxicológico é fundamental para atingir esse objetivo.

O exame toxicológico pode ajudar a reduzir o número de acidentes em estradas e vias urbanas, assegurando a segurança de todo o trajeto, inclusive para terceiros. Quanto maior esse controle, maiores as chances de preservarmos a saúde dos condutores, sem colocar suas vidas em risco.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como é feito o exame toxicológico na Chromatox.



© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados