Quanto tempo a cocaína fica no organismo?

cocaína é uma droga que causa efeitos estimulantes e é altamente viciante. Antigamente, pessoas mastigavam e ingeriam as folhas de coca (Erythroxylum coca), por conta dos efeitos que ela causava.  

Você sabe quanto tempo a cocaína fica no organismo? Após o último uso, a substância pode ficar no seu sangue por 2 dias e na urina por até 4 dias. O uso do psicoativo também pode ser identificado em um teste toxicológico de cabelo após meses.  

Diversos fatores podem influenciar no tempo que a droga permanece no corpo, tais como metabolismo, quantidade de droga consumida, frequência e peso corporal. 

Quanto tempo dura o efeito da cocaína depois de aspirar o pó? 

Os efeitos da cocaína no corpo costuma durar cerca de 30 minutos após a aspiração. Por ser um efeito relativamente rápido, os usuários tendem a utilizar cada vez mais. Com o passar do tempo, é comum que o usuário precise de uma quantidade ainda maior para que a droga faça efeito. 

A substância é estimulante do sistema nervoso central, então aumenta a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique mais elétrica, causando fortes níveis de dependência. 

Quanto tempo demora para limpar o organismo de drogas psicoativas? 

A velocidade com que os medicamentos são metabolizados e agem no nosso organismo depende do fator genético, acontece o mesmo em relação às drogas ilícitas. Por ser algo individual, cada pessoa metaboliza esse uso de uma maneira diferente.  

Cada substância depende de uma ou diversas enzimas geradas pela leitura do DNA, que é a determinante para saber se a pessoa tem metabolismo normal, acelerado ou lento. 

Se for um metabolizador lento, o organismo acumulará a substância em excesso. Caso seja acelerado, o organismo acumulará em menor quantidade. 

Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? 

A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja:  

  • Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.  
  • Maconha: é uma das drogas que fica mais tempo no organismo, podendo ser detectada até depois de 30 dias na urina, 14 dias no sangue e no cabelo até 180 dias, dependendo do comprimento. 
  • Heroína: na urina fica presente de 3 a 4 dias, no sangue até 12 horas e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento. 
  • LSD: até 3 dias na urina, 2 a 3 horas no sangue e no cabelo até 3 dias. 
  • Morfina: de 2 a 3 dias na urina, no sangue de 6 a 8 horas e no cabelo até 180 dias, dependendo do comprimento. 

O que reprova no exame toxicológico é a detecção dessas e outras substâncias tóxicas no organismo. 

Quais exames toxicológicos podem detectar a cocaína no organismo? 

A cocaína pode ser identificada nos testes toxicológicos de urina, sangue e cabelo ou pelos. 

Se o exame toxicológico detectar cocaína, posso ser demitido por justa causa? 

Diversos fatores podem acarretar o uso de drogas no trabalho, como altos níveis de estresse, por exemplo. Contudo, é necessário lembrar que há outras maneiras de lidar com esses eventos, como prática de atividade física, terapia e entre outras.  

Caso seja identificado o uso de drogas no exame toxicológico, o empregado deverá ser avaliado pelo RH, que ficará responsável por identificar se trata-se de uso recreativo ou dependência química. A demissão por justa causa fica a critério da empresa. 

 


exame toxicológico para motoristas - cocaína

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados