Veja a Tabela do Exame Toxicológico e descubra seu prazo para realização do exame

Muitas mudanças aconteceram no ano de 2021, principalmente em relação à tabela do exame toxicológico. É por meio dela que os motoristas conseguem ter uma melhor orientação sobre a renovação de seu teste. Sendo assim, a internet e os canais oficiais precisam ser consultados.

Essa tabela é prevista em uma deliberação do CONTRAN, ideal para regulamentar o exame. Além disso, ela oferece um prazo para que os condutores possam se adaptar e fazer o seu teste de maneira tranquila e sem maiores empecilhos.

Qual é a nova tabela do exame toxicológico?

Por causa da implementação da Lei Federal 14.071/20, a tabela do exame toxicológico 2021 acabou mudando. Um aumento bastante expressivo aconteceu, visto que os empregadores devem, obrigatoriamente, verificar se os seus funcionários das categorias C, D e E estão aptos a dirigir.

Por causa da pandemia de COVID-19, a tabela foi idealizada novamente, por meio de uma deliberação do CONTRAN, a fim de evitar aglomerações na realização do teste. O faseamento também tem como objetivo auxiliar os laboratórios na absorção da demanda expressiva de exames.

Com essa mudança, o prazo-limite para que o exame toxicológico para CNH seja realizado terá como base o período de vencimento da última emissão da carteira de motorista dos condutores. A fiscalização também precisa seguir novas regras, tomando como base o mês posterior ao prazo-limite desse teste de toxicologia.

A tabela do exame toxicológico divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) pode ser vista abaixo:

 

VALIDADE DA CNH

PRAZO LIMITE PARA REALIZAÇÃO DO EXAME

INÍCIO DA FISCALIZAÇÃO

Março a junho de 2021

30 de junho de 2021

1º de julho de 2021

Julho a dezembro de 2021

31 de julho de 2021

1º de agosto de 2021

Janeiro a junho de 2022

31 de agosto de 2021

1º de setembro de 2021

Julho a dezembro de 2022

30 de setembro de 2021

1º de outubro de 2021

Janeiro a junho de 2023

31 de outubro de 2021

1º de novembro de 2021

Julho a dezembro de 2023

30 de novembro de 2021

1º de dezembro de 2021

Janeiro a abril de 2024

31 de dezembro de 2021

1º de janeiro de 2022

A partir de maio de 2024

A partir de 1º de janeiro de 2022*

1º de janeiro de 2022

*Até 30 (trinta) dias após o vencimento do prazo estabelecido no § 2º do art. 148-a do CTB

 

Qual é o prazo para a renovação do exame toxicológico?

É necessário que os motoristas comecem a prestar atenção na renovação de seu exame toxicológico, para que nenhum deles acabe perdendo um prazo tão importante. De acordo com as determinações do CONTRAN, todos os condutores com menos de 70 anos, das categorias C, D e E, precisam renovar a cada dois anos e seis meses.

Para quem tem idade superior a 70 anos, a realização do exame toxicológico é dispensada. Ainda assim, caso não se enquadre nessa categoria, é válido conferir a tabela do exame toxicológico para não perder nenhum prazo ou acabar sendo punido pela empresa por não realizar o exame.

O prazo que foi estabelecido como limite terá como base o mês da data de validade da CNH de cada um dos condutores. Para que seja possível saber quando a sua renovação é necessária, basta consultar o site do CONTRAN e retirar todas as possíveis dúvidas.

 

Como saber o vencimento do exame toxicológico?

O vencimento do exame toxicológico se dá após 90 dias da coleta do material do motorista. Sendo assim, é necessário que ele esteja atento aos prazos e marque, em seu calendário, quando aconteceu a primeira coleta, para não acabar prejudicando a si mesmo em relação à função que exerce.

Desse modo, falar sobre a relevância da tabela do exame toxicológico nunca é demais. Fique sempre atento às orientações estabelecidas pelos órgãos de trânsito para não perder nenhum prazo e renovar, de maneira adequada, o seu exame, solicitado pela empresa contratante.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados