Exame toxicológico: Qual o tempo de detecção? Veja o guia completo sobre o tempo do resultado do exame!

 

O tempo de detecção do exame toxicológico é um assunto que precisa ser discutido. Muitos motoristas acabam realizando o teste, mas não sabem em quanto tempo ele será recebido. É válido lembrar que todos os condutores que apresentarem exame vencido em período de 30 dias terão a condução suspensa por três meses, além de multa.

A realização desse tipo de exame é essencial para garantir a segurança de todos no trânsito, tanto para pedestres, quanto para motoristas. Dessa maneira, realizá-lo é necessário para cumprir a lei e para garantir que nenhum acidente venha a ocorrer no trânsito.

Quanto tempo leva para sair o resultado do exame toxicológico?

O tempo de detecção do exame toxicológico é diferente do tempo que demora para sair o resultado do exame. Em média, são 48 horas para o resultado negativo após o recebimento da amostra em um laboratório autorizado. Para as empresas, o prazo é o mesmo: 48 horas para os resultados negativos.

Em casos de concursos públicos, é possível que o prazo estabelecido seja de dez dias úteis após o recebimento da amostra em um laboratório de análise. É importante estar atento aos prazos estabelecidos pelas empresas e pelos órgãos responsáveis pelos concursos para não acabar perdendo uma oportunidade ou ser multado.

Tempo de detecção no exame toxicológico

É chegado o momento de falar sobre o tempo de detecção do exame toxicológico. Em testes realizados com o cabelo, o exame toxicológico conseguirá fazer uma detecção de um tempo de 90 dias e, por isso, é necessário que cerca de três centímetros do comprimento do cabelo seja oferecido para a testagem.

No caso em que o motorista não tem comprimento de cabelo suficiente para o exame – 3 cm, pode ser feita a coleta de pelos corporais: braços, pernas, peito e axilas. O pelo possui uma biologia diferente do cabelo, pois demora mais tempo para cair em relação ao cabelo, e, por isso, compreende um prazo maior de detecção. Assim, consideramos que para o período solicitado pela legislação de 90 dias, seria necessário cerca de 0,5cm de pelo corporal. Já um pelo de 3 cm, poderia demonstrar um período de aproximadamente 180 dias

Como o exame toxicológico é feito?

Após saber um pouco mais sobre o tempo de detecção do exame toxicológico, é necessário compreender que esse exame é realizado de maneira muito simples, sem dor e com muita agilidade. Para que seja possível fazê-lo, será preciso procurar um laboratório credenciado pelo próprio Denatran, como é o caso do ChromaTox.

No momento da realização do exame toxicológico para CNH, uma pequena amostra de cabelo ou de pelos será recolhida e enviada para uma análise laboratorial. Na maior parte dos casos, uma data estimada de entrega de resultado será oferecida para o condutor, permitindo que ele possa receber o laudo do seu exame o mais rápido possível.

 

 exame toxicológico clique para agendar

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados