Qual a validade do Exame Toxicológico? Entenda os prazos!

A validade do exame toxicológico é algo que deve estar em discussão. Muitos motoristas que estão empregados não sabem, de fato, em quanto tempo o seu teste irá vencer. Isso implica em alguns tipos de punições e, até mesmo, pode gerar o desligamento do funcionário da empresa em que trabalha.

Além disso, a realização do exame implica em uma maior segurança no trânsito, tanto para condutores, quanto para passageiros. É importante que ele possa confirmar se não há nenhuma substância em seu organismo que possa atrapalhar a condução. Veja, logo mais, qual o prazo de validade para a realização do teste.

Qual é o prazo de validade do exame toxicológico?

Uma das grandes perguntas feitas é sobre qual a validade do exame toxicológico para motoristas. De acordo com as determinações do CTB, esse teste possui uma validade de até 90 dias após a coleta da amostra do condutor. Depois que esse prazo for encerrado, é necessário que o motorista repita o processo.

Se o principal objetivo do condutor for renovar a sua carteira de motorista, ele precisará solicitar novos exames junto ao seu empregador. Além disso, o DETRAN determina uma tabela com as datas de renovação para cada validade da CNH. Por isso, é sempre importante ficar de olho nessas informações.

Diante de novos prazos estabelecidos para a adequação dos condutores e determinados pelo CONTRAN, a fiscalização desses exames poderá gerar uma autuação. Sendo assim, sempre será necessário que os condutores realizem o teste, ao mesmo tempo que respeitem o limite máximo estabelecido para a sua realização.

Quando devo renovar o exame toxicológico?

A validade do exame toxicológico já foi repassada adequadamente. Por isso, é importante falar sobre a sua renovação para que nenhum condutor venha a perder o prazo. De acordo com o CONTRAN, o teste deve ser refeito a cada dois anos e seis meses para todos os motoristas das categorias C, D e E com menos de 70 anos.

Aos motoristas que possuem mais de 70 anos, não será necessário fazer o exame por mais uma vez antes do vencimento de sua carteira de motorista. Sendo assim, eles estão isentos do prazo anteriormente mencionado.

No entanto, é importante dizer que, para fins de aplicação de uma penalidade, o prazo estabelecido como limite para a realização do exame levará em consideração o mês da data de validade indicada na própria carteira de motorista. O cronograma sempre é disponibilizado pelo CONTRAN.

Por que o exame toxicológico é importante?

Após a instauração da Lei do Caminhoneiro, mais especificamente a Lei 13.103, muitas alterações começaram a surgir para os motoristas, principalmente para os caminhoneiros. O exame toxicológico se tornou obrigatório para os condutores das categorias C, D e E, especificamente na emissão e na renovação de suas habilitações.

Esse exame é de extrema importância para garantir a segurança no trânsito, seja para quem dirige ou para quem circula pelas vias. Dessa maneira, dá para ter a certeza de que nenhum motorista está sob o efeito de substâncias ilícitas após sentar atrás do volante.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados