Alinhamento e balanceamento: para que serve e quando é recomendado

O alinhamento e o balanceamento do caminhão são procedimentos muito importantes para evitar o desgaste irregular dos pneus, além de contribuir com a economia de combustível e também com a sua vida útil.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre como funcionam esses procedimentos e também sobre a importância de fazer essas manutenções no seu veículo. Confira!
O que é alinhamento?
O alinhamento é um procedimento que precisa ser realizado constantemente, pois tem como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, deixando-os alinhados ao volante e impedindo que o veículo puxe para um lado ou para outro.
Inclusive, a suspensão, os eixos, os rolamentos e outras peças ligadas às rodas do caminhão só funcionam com eficiência se as rodas e os pneus estiverem alinhados.
E a cambagem: o que é?
A cambagem é a regulagem do camber na suspensão do veículo. Ou seja, a medida referente à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Assim, existe o “camber negativo”, que acontece quando as rodas estão inclinadas para fora da carroceria, e o “camber positivo”, quando as rodas estão apontadas para dentro.
Apesar do nome "positivo", ambos prejudicam a dirigibilidade e estabilidade do carro.
O que é balanceamento?
O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento, em que se balanceia o conjunto de pneu e a roda. Se o volante do seu veículo está tremendo e o carro está fazendo barulho, principalmente quando atinge alta velocidade, significa que está na hora de realizar o balanceamento. Essa situação geralmente acontece porque um dos lados está recebendo uma quantidade maior de sobrecarga.
O objetivo do balanceamento é justamente corrigir esse desequilíbrio.
Como os procedimentos funcionam?
Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são feitos com equipamentos de precisão.
No balanceamento, são colocados contrapesos nas rodas que estão em desequilíbrio, como forma de distribuir o peso igualmente. Já no alinhamento, as rodas são analisadas para conferir se estão positivas (com inclinação para dentro) ou negativas (com inclinação para fora). Depois disso, é feita a correção.
Importante destacar que, se a roda estiver torta ou envergada, é preciso consertá-la antes.
Quando fazer o alinhamento ou balanceamento?
É indicado que tanto o alinhamento quanto o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados.
Porém, apesar dessa indicação, é necessário ficar atento aos sinais do veículo: se você sentir o caminhão puxando para um dos lados quando estiver realizando um percurso em linha reta, ou trepidações no volante e falta de estabilidade, está na hora de fazer o alinhamento e o balanceamento.
Qual a frequência ideal?
Para descobrir a frequência ideal de balanceamento e alinhamento do seu caminhão é fundamental consultar as recomendações contidas no manual do veículo.
Qual o preço médio do alinhamento e balanceamento?
O preço dos serviços vai variar de acordo com o estabelecimento escolhido, os equipamentos do local e, claro, o tipo de veículo. Porém, num geral, os valores podem ir de R$ 90 até R$ 300.
Riscos de não realizar os cuidados necessários com pneus e rodas
A falta de manutenção no veículo é uma irresponsabilidade que pode causar graves acidentes, e dirigir com pneu careca é uma das maiores causas desses desastres. Fique atento, pois a falta de alinhamento e balanceamento do pneu pode gerar:
- Redução da capacidade de frenagem
- Aumento das chances de derrapagem
- Problemas com a estabilidade do veículo
- Riscos de aquaplanagem
Benefícios de fazer alinhamento e balanceamento em caminhões
- Melhora a segurança nas viagens, evitando acidentes
- Ajuda na conservação dos pneus
- Reduz o gasto de combustível
- Aumenta a vida útil das peças mecânicas
- Melhora a disponibilidade e a vida do caminhão
Como notar o desgaste irregular dos pneus em veículos pesados?
Os principais sinais são:
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Quando sentir puxar a direção para um lado
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Se sentir trepidação nas rodas ou no volante
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Após impactos em buracos ou obstáculos
Além disso, o próprio pneu mostra sinais de desgaste. Confira na imagem abaixo:


Fonte: Scania
Outros cuidados necessários com rodas e pneus
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Cuidar da calibragem regularmente
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Verificar porcas e parafusos
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Não deixar a sujeira acumular
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Fazer a troca das rodas com precisão
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Tomar cuidado com o meio-fio