Alinhamento e balanceamento: para que serve e quando é recomendado

Alinhamento e balanceamento: para que serve e quando é recomendado

O alinhamento e o balanceamento do caminhão são procedimentos muito importantes para evitar o desgaste irregular dos pneus, além de contribuir com a economia de combustível e também com a sua vida útil.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre como funcionam esses procedimentos e também sobre a importância de fazer essas manutenções no seu veículo. Confira!

O que é alinhamento?

O alinhamento é um procedimento que precisa ser realizado constantemente, pois tem como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, deixando-os alinhados ao volante e impedindo que o veículo puxe para um lado ou para outro.

 

Inclusive, a suspensão, os eixos, os rolamentos e outras peças ligadas às rodas do caminhão só funcionam com eficiência se as rodas e os pneus estiverem alinhados.

E a cambagem: o que é?

A cambagem é a regulagem do camber na suspensão do veículo. Ou seja, a medida referente à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Assim, existe o “camber negativo”, que acontece quando as rodas estão inclinadas para fora da carroceria, e o “camber positivo”, quando as rodas estão apontadas para dentro. 

Apesar do nome "positivo", ambos prejudicam a dirigibilidade e estabilidade do carro. 

O que é balanceamento?

O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento, em que se balanceia o conjunto de pneu e a roda. Se o volante do seu veículo está tremendo e o carro está fazendo barulho, principalmente quando atinge alta velocidade, significa que está na hora de realizar o balanceamento. Essa situação geralmente acontece porque um dos lados está recebendo uma quantidade maior de sobrecarga. 

O objetivo do balanceamento é justamente corrigir esse desequilíbrio.

Como os procedimentos funcionam?

Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são feitos com equipamentos de precisão. 

No balanceamento, são colocados contrapesos nas rodas que estão em desequilíbrio, como forma de distribuir o peso igualmente. Já no alinhamento, as rodas são analisadas para conferir se estão positivas (com inclinação para dentro) ou negativas (com inclinação para fora). Depois disso, é feita a correção. 

Importante destacar que, se a roda estiver torta ou envergada, é preciso consertá-la antes. 

Quando fazer o alinhamento ou balanceamento?

É indicado que tanto o alinhamento quanto o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. 

Porém, apesar dessa indicação, é necessário ficar atento aos sinais do veículo: se você sentir o caminhão puxando para um dos lados quando estiver realizando um percurso em linha reta, ou trepidações no volante e falta de estabilidade, está na hora de fazer o alinhamento e o balanceamento.

Qual a frequência ideal?

Para descobrir a frequência ideal de balanceamento e alinhamento do seu caminhão é fundamental consultar as recomendações contidas no manual do veículo.

Qual o preço médio do alinhamento e balanceamento?

O preço dos serviços vai variar de acordo com o estabelecimento escolhido, os equipamentos do local e, claro, o tipo de veículo. Porém, num geral, os valores podem ir de R$ 90 até R$ 300.

Riscos de não realizar os cuidados necessários com pneus e rodas

A falta de manutenção no veículo é uma irresponsabilidade que pode causar graves acidentes, e dirigir com pneu careca é uma das maiores causas desses desastres. Fique atento, pois a falta de alinhamento e balanceamento do pneu pode gerar:

  • Redução da capacidade de frenagem
  • Aumento das chances de derrapagem
  • Problemas com a estabilidade do veículo
  • Riscos de aquaplanagem

Benefícios de fazer alinhamento e balanceamento em caminhões

  • Melhora a segurança nas viagens, evitando acidentes 
  • Ajuda na conservação dos pneus 
  • Reduz o gasto de combustível 
  • Aumenta a vida útil das peças mecânicas
  • Melhora a disponibilidade e a vida do caminhão

Como notar o desgaste irregular dos pneus em veículos pesados?

Os principais sinais são:

  • Quando sentir puxar a direção para um lado

  • Se sentir trepidação nas rodas ou no volante

  • Após impactos em buracos ou obstáculos

 

Além disso, o próprio pneu mostra sinais de desgaste. Confira na imagem abaixo:

Fonte: Scania

Outros cuidados necessários com rodas e pneus

  • Cuidar da calibragem regularmente

  • Verificar porcas e parafusos

  • Não deixar a sujeira acumular  

  • Fazer a troca das rodas com precisão

  • Tomar cuidado com o meio-fio

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