Como calcular o pedágio de uma viagem? Entenda!

Como calcular o pedágio de uma viagem? Entenda!

Calcular o pedágio é um preparo extremamente importante na hora de fazer uma viagem entre cidades ou realizar grandes operações logísticas. 

Para facilitar na preparação, há algumas ferramentas disponíveis que calculam para você de forma simples e rápida, garantindo que os gastos fiquem dentro do planejado e não haja surpresas negativas no caminho. Lembre-se também de renovar a CNH se ela estiver para vencer.

Como é calculado o valor do pedágio?

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão incluso no SNT (Sistema Nacional de Transporte), é responsável por calcular o valor do pedágio baseando-se em uma tarifa quilométrica básica e em qual rodovia cada pedágio se encontra. 

A tarifa varia de acordo com o tamanho do veículo que é utilizado. Por exemplo, para um automóvel o valor é mais baixo do que para um caminhão. Isso acontece por conta dos eixos presentes nos veículos comerciais. Além disso, o uso da tabela ANTT é obrigatório para o serviço de transporte de carga lotação do Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e para as Empresas de Transporte de Cargas (ETC). 

Seguir determinados passos simples pode facilitar na hora de calcular o pedágio da melhor forma possível. Veja: 

  1. Definir o trajeto: com o auxílio de um roteirizador é possível traçar a melhor rota para o seu destino.
  2. Saiba qual é seu veículo: o valor do pedágio varia de acordo com o veículo que o motorista está conduzindo.
  3. Pesquise sobre a rota: analise quais são os trechos com pedágio durante o caminho.
  4. Ida e volta pela mesma via: é importante saber se os caminhos de ida e volta serão os mesmos para calcular os gastos. 

Por que cada pedágio tem um valor diferente?

Antes de tudo, devemos entender o que é o pedágio e para que ele existe.

O pedágio é um valor que deve ser pago para as autoridades que construíram aquela via. Ele existe para que seja possível realizar manutenções recorrentes, visando melhorias no percurso. 

Atualmente, há duas entidades que fazem essa cobrança: 

Departamento de Estradas de Rodagem (DER): quando a via é administrada por um órgão público. 

Companhia Concessionária: quando a via foi cedida em concessão a uma empresa. 

O valor dependerá da data do contrato de concessão, gastos referentes àquele percurso, quantidade de veículos que utilizam a via diariamente e tipos de veículos.

Por que é importante calcular rota com pedágio?

Calcular pedágios durante a rota é importante na hora de se planejar financeiramente tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ter uma base de quanto irá gastar, te ajudará a ter um maior controle em suas operações.

Esse cálculo prévio te auxilia também no cálculo do custo de transporte e cargas de transportadoras e motoristas autônomos.

Como calcular o combustível de uma viagem?

O cálculo do combustível também é muito importante para realizar o trajeto em segurança. Para isso, três dicas são: 

Saiba qual distância será percorrida: Para auxiliar nesse processo, utilize um roteirizador, como o Waze ou Google Maps, por exemplo. 

Entenda quantos km seu carro faz por litro: É possível saber de duas maneiras. A primeira é consultar o manual do seu veículo. Já a segunda é feita manualmente, devendo aguardar a gasolina chegar na reserva para encher o tanque, zerar o hodômetro no painel do veículo e anotar a quilometragem percorrida até a gasolina chegar na reserva novamente.

Para realizar o cálculo, basta subtrair a quilometragem atual com a quilometragem do seu último abastecimento e dividir o resultado pelos litros abastecidos. 

Custo do combustível por km rodado: Descobrir o valor gasto por km rodado, é simples. Basta dividir o Km/litro pelo valor do litro de combustível.

Qual melhor site para calcular pedágio? Confira 8 dicas:

Para calcular os gastos é simples, basta você inserir o seu destino e o APP ou site consegue ver o valor de todos os pedágios por onde você irá passar durante o percurso. Algumas plataformas para te auxiliar nesse processo são:

  • Sem Parar;
  • Rotas Brasil;
  • Qualp;
  • WebRouter GO;
  • Mapeia;
  • Waze;
  • Google Maps;
  • Zul+.

Como é calculado o pedágio para grandes operações?

Transportadoras e e-commerces são grandes operações e possuem a necessidade de ferramentas mais tecnológicas para calcular rotas e valores.

Para isso, uma plataforma interessante é a API Tolls, que faz parte do conjunto de APIs da Maplink Platform.

Recomenda-se o uso para as empresas que possuem um gasto significativo com pedágios, querem ter maior monitorização sobre o pagamento de vale pedágio e precisam de informações de pedágios confiáveis. 

Os benefícios da API Toll for Maps, são: 

  • Cálculo do custo total dos pedágios de uma rota;
  • Cálculo do número de pedágios em cada rota;
  • Cálculo individual de cada pedágio;
  • Cálculo de um trecho específico.
© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados