Desafios e dicas de como transportar cargas pesadas

Desafios e dicas de como transportar cargas pesadas

Os desafios de transportar uma carga pesada são grandes, porém algumas dicas podem facilitar esse processo.

Para realizar esse transporte são necessários cuidados específicos, como escolher o tipo de veículo ideal, atentar-se às leis vigentes, armazenamento de carga, traçar rotas estratégicas e entre outros.

O que é uma carga pesada?

Cargas pesadas são aquelas que necessitam de um esforço maior para serem transportadas.

Alguns exemplos são: equipamentos elétricos, guindastes, transformadores, cenários ou palcos de espetáculos, máquinas de uso industrial e agrícolas, embarcações, aeronaves, motores marítimos etc.

Desafios no transporte de cargas pesadas

De acordo com dados fornecidos pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 2017, em 58,2% das estradas brasileiras podem ser encontrados efeitos adversos econômicos e sociais. Ainda nesse estudo, afirma-se que dos 103.259 km pesquisados, 49.898 km (48,3%) tiveram o pavimento classificado como regular, ruim ou péssimo. 

Podemos classificar como desafios principalmente as questões de segurança e infraestrutura. Além desses, podemos destacar outros, como: 

  • Burocracia: A empresa deve estar regulamentada nos órgãos municipais, estaduais e federais. Estar atentos às leis, como a lei da balança, e as mudanças que elas podem ter com o tempo também é extremamente importante. 
  • Custos: É necessário saber quais serão os custos para realizar o transporte, tais como combustível e tarifas obrigatórias. Além disso, o preço das peças e manutenção de veículos propícios para cargas pesadas é mais elevado, dificultando o fluxo do caixa. 
  • Segurança: Como dito no texto acima, o Brasil enfrenta grandes dificuldades nas vias de transporte. Portanto, realizar o serviço de transporte em determinadas áreas pode ser desafiador.

Tipos de caminhões para o transporte de cargas pesadas

No Brasil, há 7 tipos de transportes com eixos para cargas pesadas, são eles: 

  • Cavalo mecânico: Composto por um eixo simples e duas rotas de tração, o cavalo mecânico é conhecido como extra-pesado e é utilizado como semi-reboque. 
  • Cavalo mecânico trucado: Composto por dois eixos e utilizado para cargas ainda mais pesadas. 
  • Carreta 2 eixos: Desempenha um papel parecido com o cavalo mecânico trucado. O comprimento máximo é de 18,15 metros e segura até 33 toneladas. 
  • Carreta 3 eixos: Essa carreta tem capacidade de transportar até 42 toneladas de peso bruto. 
  • Carreta cavalo trucado: Aguenta até 45 toneladas de peso bruto. 
  • Bitre: Composto por sete eixos de extensão, se assemelha ao modelo do cavalo trucado. O veículo suporta 57 toneladas de peso bruto e contém dois semi-reboques. 
  • Rodotrem: Possui dois semi-reboques, suporta até 74 toneladas de peso bruto e tem nove eixos de sustentação.

Como transportar cargas pesadas? Veja nossas 7 dicas!

Algumas dicas podem auxiliar no transporte de cargas pesadas. Veja:

  1. Escolha o veículo ideal: Analise as opções e escolha a que mais se encaixa na carga que você deseja transportar.
  2. Pondere cada carga: Leve em consideração pontos importantes, como prazo de entrega e se o veículo garante a integridade da carga até seu destino. 
  3. Verifique as condições do veículo: É extremamente importante fazer manutenções para verificar se o veículo está apto para realizar os transportes. Além disso, outros aspectos como alinhamento e balanceamento devem ser analisados com frequência. 
  4. Distribua corretamente o peso das cargas no veículo: Divisórias podem auxiliar no processo de distribuição correta de peso. Isso garante a estabilidade do veículo e evita danos às cargas. 
  5. Planeje o trajeto: Essa dica é muito importante para evitar surpresas desagradáveis durante o percurso. O planejamento prévio identifica falhas e auxilia na manutenção da qualidade do serviço.
  6. Escolha embalagens adequadas: Analisando cada carga em específico, escolha embalagens flexíveis para que não haja danos no produto durante o percurso.
  7. Treine seus funcionários: Compreenda o perfil do profissional e suas habilidades. Capacite-os para que desenvolvam todas suas competências da melhor forma possível.

Saiba mais sobre exame toxicológico

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados