Categoria B pode dirigir van? Veja qual é a habilitação correta

Categoria B pode dirigir van? Veja qual é a habilitação correta

Para saber se a categoria B da CNH pode dirigir van, é necessário primeiro entender quais veículos o motorista pode conduzir dentro dessa divisão.

Por isso, para ajudar nesta e outras dúvidas, selecionamos algumas informações importantes sobre as categorias da CNH. Confira!

Categorias de CNH

As cinco categorias de habilitação existentes no Brasil são divididas de acordo com o tipo de veículo que pode ser conduzido e pelo peso bruto total. 

De acordo com o Detran, são essas as categorias e suas características:

Categoria A

É possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 de cilindrada. Também é permitido dirigir os ciclomotores da categoria ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

Exemplos: motos, motonetas, triciclos, ciclomotor.

Categoria B

Com esse tipo de habilitação, é permitido dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e com capacidade para até oito passageiros (excluindo o motorista).

Exemplos: automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

Categoria C

Na habilitação de categoria C, é permitido dirigir todos os tipos de veículos da categoria B, e também os de carga, não articulados, que excedam 3,5 toneladas de peso bruto total.

Exemplos: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Categoria D

A categoria D permite que o motorista dirija veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluindo o motorista.

Exemplos: micro-ônibus e ônibus.

Categoria E

Na categoria E, é permitido conduzir todos os veículos das categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou lotação que exceda 8 lugares. 

Exemplos: veículo com dois reboques acoplados.

Qual tipo de veículo posso dirigir com a carteira B?

Com a habilitação na categoria B, o condutor pode dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Quadriciclos estão inclusos nesta classe.

Além disso, nessa categoria, também é possível utilizar uma unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda à lotação e capacidade de peso determinada.

Afinal, categoria B pode dirigir van?

Não. Para dirigir van, o motorista deve possuir a categoria D, que permite que ele dirija van ou qualquer outro veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares, além do motorista. 

Porém, é importante lembrar que se o condutor tem interesse em exercer atividade remunerada, deve fazer um curso de transporte coletivo de passageiros.

Como mudar de categoria da CNH

Para fazer a mudança da categoria da CNH, é necessário seguir os seguintes passos:

Primeiro passo

Realizar exame médico que comprove aptidão física e mental do motorista. O valor deve ser pago diretamente ao profissional ou clínica que realizará o exame. 

O exame toxicológico, que avalia o uso de substâncias químicas pelo condutor, também é obrigatório.

Esse exame poderá ser feito em um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O pagamento estará sujeito a tabela de preços do laboratório escolhido. 

Segundo passo

É necessário realizar novas aulas práticas e teóricas, dependendo do tipo de habilitação que o condutor estiver interessado em tirar. Isso o tornará apto a conduzir o veículo da categoria que deseja.

Terceiro passo

É obrigatório realizar a prova prática na unidade do Detran. O pagamento pode ser feito em todos os bancos conveniados com o Detran. 

Quarto passo

Para finalizar, é preciso realizar o pagamento da taxa do Detran de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Seu valor pode ser pago em todos os bancos conveniados com o Detran.

Quinto passo

Retirar o documento no Detran após o prazo estipulado ou aguardar o envio da CNH diretamente pelos correios, sendo o valor de envio pago à parte para quem optar por essa opção.

O que é preciso para mudar da categoria B para a D?

Os requisitos para mudar da categoria B da CNH para a D são:

  • Ter no mínimo 21 anos de idade
  • Estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria B ou, no mínimo, há um ano na categoria C
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses
© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados