CNH DIGITAL PARA MOTORISTA PROFISSIONAL

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) digital deve ser oferecida em todo o país a partir de julho de 2018, mas a maioria dos estados já disponibiliza o sistema para os motoristas se anteciparem e usufruírem da versão eletrônica. Na prática, a CNH digital vai ter o mesmo valor jurídico da impressa, que continuará sendo emitida. Sendo assim, a exigência do exame toxicológico pra obter ou renovar a CNH nas categorias C, D e E vale também para o motorista que utilizar a CNH no modelo digital.

Confira os passos para adquirir a sua CNH Digital.

1. CNH com QR Code

Para obter a CNH digital é preciso que, primeiramente, o condutor já passou a CNH impressa no formato atual, com QR code (modelo abaixo). Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

2. Cadastro no Denatran

O segundo passo é se cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran. Entre no item "cadastro" do menu à esquerda:

Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro.

Verifique seu e-mail e ative o cadastro:

3. Visita ao Detran

É preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online).

Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago.

4. Aplicativo da CNH no celular

O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).
Cuidado com apps falsos: o oficial (imagem abaixo) é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema.
O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos.
Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Dica: Além de abrigar a CNH, o aplicativo terá outras funções, como consultar a pontuação e ser avisado da proximidade do vencimento da carteira. Ele também permitirá "exportar" e compartilhar o arquivo da CNH (por e-mail e até WhatsApp) para usar em situações que exigem um documento autenticado.

Tome Nota!
A CNH digital é opcional, para quem tiver interesse em ter o documento no smartphone. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente, nos padrões atuais.

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados