Está com a CNH vencida a mais de 5 anos? Entenda o que acontece!

 

Há muitas dúvidas a respeito da CNH vencida há mais de 5 anos. Muitas pessoas acreditam que é possível cancelar a carteira de habilitação após tanto tempo sem renová-la, mas as coisas não funcionam exatamente assim. Mesmo que não renovar a carteira não seja uma boa ideia, não é possível excluir seu direito de dirigir.

No entanto, é válido sempre ficar atento às datas de renovação, principalmente a do exame toxicológico, que é feito no mesmo período para os condutores das categorias C, D e E. Aproveite e conheça um pouco mais sobre este assunto logo abaixo.

O que acontece com quem está com a CNH vencida há mais de 5 anos?

Uma CNH vencida há mais de 5 anos não é cancelada, como muitas pessoas pensam. No entanto, esses 5 anos se resumem ao prazo máximo em que um condutor pode ficar sem atualizar a sua carteira de habilitação sem a necessidade de passar por um curso obrigatório de atualização.

De acordo com a resolução dada pelo Contran, de nº 168/04, após 5 anos com a carteira de habilitação vencida, o condutor precisará passar por um curso de 15 horas-aula em uma autoescola se ele tiver o desejo de voltar a dirigir legalmente. Sendo assim, é importante atualizá-la sempre no tempo correto, assim como o exame toxicológico CNH.

Como fazer a renovação da carteira de motorista?

É possível fazer a renovação da carteira de motorista por meio do site do Detran, caso o seu estado permita, ou indo até um local físico do órgão público. Isso quer dizer que você precisa entrar em contato diretamente com a entidade responsável para tornar o processo de renovação válido.

Além disso, também é possível baixar o documento pela CNH digital, um aplicativo que veio para facilitar a vida de muitas pessoas. Sabendo que uma CNH vencida há mais de 5 anos não pode ser cancelada, mas gera muitos transtornos, está na hora de buscar pela sua renovação.

Quanto tempo posso dirigir sem a renovação?

Em casos comuns de falta de renovação, é possível circular livremente pelas ruas durante 30 dias. No entanto, caso alguém ainda siga conduzindo, uma multa de CNH vencida e outros tipos de advertência irão esperar pelos motoristas. Por isso, é sempre válido ficar de olho nos prazos.

Se alguém insistir em conduzir, será enquadrado por infração do CTB, que é o Código de Trânsito Brasileiro e a autoridade máxima dentro do país.

O que acontece caso eu seja pego dirigindo com a habilitação vencida?

Após saber mais sobre a CNH vencida há mais de 5 anos, é importante, também, dizer o que pode acontecer com aquelas pessoas que são pegas dirigindo com a carteira vencida. Além da multa, também há a marcação de sete pontos na carteira.

A multa será no valor de R$ 293,47 e, além dessa dor de cabeça, ainda terão os pontos cumulativos mencionados anteriormente.

 

Não deixe para depois e faça com a ChromaTox o exame toxicológico para motorista!

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.zuldigital.com.br/blog/cnh-pode-ser-cancelada-se-nao-for-renovada/

https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-mitos-e-verdades-sobre-a-cnh/

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados