Está com a CNH vencida? Entenda as possíveis consequências e o que fazer

 

A CNH vencida é um verdadeiro problema para os motoristas. No entanto, mesmo sabendo que esse pode ser um empecilho grave para a sua condução, é comum que a maior parte das pessoas que dirige não saiba, exatamente, o que acontece com quem é pego com a carteira fora do prazo de validade.

Dirigir é uma tarefa muito importante, principalmente porque não envolve apenas um motorista, mas também muitos pedestres e passageiros. Sendo assim, seguir todas as normas é um passo importante para garantir a segurança de todos, independentemente do dia e do horário de condução.

O que acontece se eu dirigir com a CNH vencida?

Antes de falar sobre a CNH vencida, é importante lembrar que a realização do exame toxicológico no período de renovação também é solicitada. Sendo assim, caso não faça a renovação da sua carteira, acabará tendo mais problemas do que o esperado, principalmente se for um condutor de carteira assinada das categorias C até a E.

De acordo com a Lei, qualquer motorista que seja flagrado dirigindo com a CNH fora do prazo de validade, ultrapassando os 30 dias permitidos, será autuado sob infração gravíssima, pagando uma multa de R$ 293,47, além de receber sete pontos no prontuário.

É válido ressaltar, também, que conduzir com a CNH vencida não configura uma infração autossuspensiva. Ainda assim, em alguns momentos, é possível que um órgão fiscalizador responsável retenha o documento, bem como o veículo, até que a situação seja regularizada e o condutor liberado.

Renovação e data de vencimento

A renovação e a data de vencimento de uma carteira de habilitação precisam ser consultadas corretamente para que não ocorra a perda do prazo. Na própria carteira há o prazo de validade, e o condutor tem 30 dias de antecedência para solicitar o processo de renovação. Ele também pode aproveitar e utilizar a CNH digital para conduzir.

Por que devo ficar de olho no vencimento?

Um dos principais motivos para ficar de olho no vencimento é, justamente, a multa de CNH vencida, afinal, ninguém quer ter uma despesa como essa. Além disso, a violação da data previamente definida pode gerar outras penalidades. Para evitar inconvenientes, é importante estar atento.

Estar sempre atualizado em relação à renovação da CNH pode ser muito vantajoso para os motoristas, visto que será possível diminuir a quantidade de imprevistos, bem como manter o cidadão em conformidade com a lei.

Como saber se minha CNH está vencida?

Para saber se o prazo de renovação de CNH já foi ultrapassado, é muito simples. O ideal é que você esteja com a sua carteira em mãos, seja ela física ou digital. Depois disso, é só conferir o campo onde há a foto de identificação. Na parte inferior, basta olhar para o campo “validade”.

A CNH vencida pode ser facilmente conferida. Depois de procurar pelo campo “validade”, basta se certificar de que a carteira esteja dentro do período estabelecido.

Não esqueça de fazer o seu exame toxicológico! Entre em contato com a ChromaTox!

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/cnh-vencida-veja-o-que-voce-precisa-fazer-para-nao-perder-o-controle-do-volante-em-2022/

https://gringo.com.vc/dirigir-com-cnh-vencida/

https://www.jornalcontabil.com.br/como-proceder-se-minha-cnh-esta-vencida/

 

 

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados