RV e CRLV digital: entenda como emitir e imprimir a documentação

RV e CRLV digital: entenda como emitir e imprimir a documentação

A emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV) passaram a ser exclusivamente digitais desde 4 de janeiro de 2021. Essa medida é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e visa evitar a impressão em papel moeda (papel verde), além de oferecer maior praticidade aos motoristas, que poderão acessar o documento direto pelo celular.

O que é CRLV-e?

Ambos os certificados estarão unificados em um só a partir de agora, chamado CRLV-e, e estará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também abriga a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A resolução do Contran ainda extinguiu o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT) e transformou na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que já começou a valer também desde o último dia 4 de janeiro para novos registros.

Posso imprimir a documentação veicular digital?

O proprietário do veículo, caso prefira, pode optar por imprimir o documento em papel A4 comum, branco, com o QR Code de segurança válido para fiscalização.

O que é CRLV?

De acordo com o CTB, é obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), seja digital ou impresso. Não portar esse documento é considerado infração gravíssima e pode custar R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Já o porte do CRV não é obrigatório.

Como adquirir a CRV digital?

Confira, abaixo, o passo a passo completo para obter o seu CRLV-e:

  1. Instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu smartphone, disponível na Google Play e na App Store.
  2. Faça o cadastro no próprio aplicativo e ative sua conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
  3. Para obter a CNH Digital, é necessário validar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente, em uma unidade do Detran ou Poupatempo.
  4. Já para adicionar o CRLV Digital, não é necessário fazer a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT) no aplicativo e gerar a “chave de acesso” com 4 dígitos, o PIN.
  5. Adicione a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital) e pronto!

Como baixar o documento do veículo digital?

Mesmo sem internet, estará disponível no seu celular sempre que precisar. Todos os débitos precisam estar em dia.

O CRV em papel continua válido?

Para aqueles que já possuem o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade em papel moeda, ou seja, veículos registrados antes de 2021, nada muda.

A nova resolução só muda para veículos registrados a partir de janeiro de 2021, já que o Detran só expedirá o CRV e CRLV em formato digital (CRLV-e).

Já a ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo.

Como fazer o compartilhamento do CRLV-e

Para compartilhar o CRLV-e é só inserir o CPF de quem você deseja que receba o documento. Uma mensagem eletrônica será enviada para a pessoa, que pode aceitar ou não o compartilhamento.

Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar, é só clicar na opção cancelar.

Veja também: Poupatempo Digital: serviços do DETRAN e como renovar a CNH pelo app

 
© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados