Exame toxicológico para motorista: entenda como funciona com o guia completo!

 

O exame toxicológico para motorista é uma etapa muito importante para garantir a segurança de todas as pessoas do trânsito. Por meio de uma coleta simples de cabelo ou de pelos, é possível permitir que nenhuma alteração seja sofrida no momento em que o motorista esteja dirigindo um veículo.

A obrigatoriedade do exame se aplica a todos os motoristas remunerados das categorias C, D e E, visando uma maior proteção nas estradas. Além disso, dirigir sob o efeito de substâncias ilícitas pode acarretar em uma infração, bem como no afastamento do direito de dirigir por três meses.

Para que serve o exame toxicológico para motorista?

O exame toxicológico para motorista tem como principal objetivo identificar as substâncias presentes no corpo de um condutor. Esse período de detecção pode variar entre 90 e 180 dias, levando em consideração a amostra que foi coletada do motorista no momento da realização do teste.

Entre as principais substâncias que podem ser relatadas com o exame toxicológico CNH, temos:

  • Maconha e seus derivados;
  • LSD;
  • Heroína;
  • Anfetamina;
  • Ecstasy;
  • Cocaína;
  • Crack;

No entanto, o exame ainda não é capaz de fazer a detecção de antidepressivos, anabolizantes ou esteroides. Caso haja suspeita, é preciso solicitar um outro tipo de exame para confirmar.

Caso haja alguém utilizando drogas no mesmo ambiente, será detectado no exame?

Não, não há a possibilidade de detectar no exame toxicológico para motorista um resultado positivo caso você tenha sido exposto a uma outra pessoa que esteja usando substâncias ilícitas. Não há qualquer tipo de interferência no resultado caso essa seja a situação. Por isso, não é preciso se preocupar.

Ainda assim, caso a pessoa respire rapidamente e permaneça longos minutos exposta à fumaça, principalmente em um ambiente com pouca ventilação, é possível que haja uma contaminação externa. É por isso que, para evitar uma contaminação externa, a amostra é preparada previamente em um laboratório para a sua análise.

Indicação da realização do exame toxicológico

O exame toxicológico para motorista é indicado para todos os motoristas das categorias C, D e E que trabalham para alguma empresa. A sua realização deve ser solicitada tanto no processo de admissão, quanto de desligamento do funcionário. Além disso, a renovação também deve ser um fator a se observar.

O exame acabou se tornando obrigatório desde o ano de 2016 para aquelas pessoas que desejam renovar ou tirar a sua CNH nas categorias já mencionadas anteriormente. O exame também pode acabar sendo solicitado em alguns concursos públicos, casos judiciais ou até mesmo no hospital.

Como o exame é realizado?

O exame toxicológico para motorista não necessita de um preparo prévio do condutor. É necessário apenas que ele se dirija até um laboratório responsável pela realização do exame. Assim, o material poderá ser devidamente coletado. Normalmente, haverá a coleta de uma amostra de cabelo ou pelos, que será levada ao laboratório para análise, com resposta em até 48 horas em caso de resultado negativo.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.tuasaude.com/exame-toxicologico/

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados