CNH Vencida: veja qual é o valor da multa e as consequências

Nem sempre é possível renovar a carteira de motorista, seja por falta de tempo ou simplesmente um descuido. Para quem vive viajando pelas estradas, é muito provável que ambos os fatores estejam conectados. No entanto, é preciso saber o que está por trás da multa por CNH vencida.

Muitos condutores acabam ficando apreensivos quando a validade de sua carteira de motorista chega perto da data de expiração. Por isso, ter informações acerca de punições e possíveis problemas é extremamente necessário. Assim, cobranças indevidas não surgirão e dúvidas serão retiradas.

É possível andar com a CNH vencida durante a pandemia?

Muitas pessoas se perguntam qual é a multa por carteira vencida. No entanto, é válido falar sobre a prorrogação oferecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ao longo da pandemia de COVID-19. Por causa dos riscos de contaminação, a validade da CNH foi estendida por um período indeterminado.

No entanto, é possível realizar a renovação da CNH por meio de um aplicativo, sem a necessidade de sair de casa. O nome desse app é Poupatempo e pode ser baixado em qualquer celular, seja ele Android ou iOS. Dessa maneira, não haverá riscos durante a condução.

 

É importante que os motoristas estejam sempre em dia com a sua documentação, evitando aborrecimentos. Caso não seja possível sair de casa para fazer a renovação, lembre-se de utilizar uma arma muito poderosa a seu favor: a internet.

O que pode acontecer com a CNH vencida há mais de 30 dias?

Antes de mais nada, é preciso dizer que há multa por dirigir com CNH vencida. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não atualizar o seu documento configura uma infração gravíssima. A tolerância é de 30 dias e permite que os condutores possam se organizar, financeiramente e com relação ao tempo, para renovar a documentação.

No entanto, se essa renovação não for feita após o prazo de 30 dias, é possível que uma multa altíssima seja cobrada do condutor e proprietário do veículo. Se ele for pego, será multado de acordo com o artigo 162, V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Qual a multa por conduzir com CNH vencida?

A multa por dirigir com CNH vencida é algo que deixa os condutores um pouco preocupados. Além de o valor ser um pouco alto, ainda há outras consequências que devem ser avaliadas. Todas essas decisões são tomadas para fazer com que os motoristas fiquem de olho em suas documentações.

De acordo com o CTB, todo condutor que for pego dirigindo com CNH vencida, deverá pagar uma multa no valor de R$ 293,47. Além disso, ele ainda terá a perda de sete pontos em seu prontuário. Assim como mencionado anteriormente, todas essas punições estão previstas no artigo 162 do CTB.

Sempre que a validade da carteira de motorista expira, isso significa que os exames de aptidão física e mental também estarão vencidos. Eles precisam ser renovados, caso contrário, o recolhimento da CNH e a retenção do veículo deverão acontecer.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados