O que é necessário para renovar a CNH? Documentos, exames e mais informações

 

Você sabe o que é necessário para renovar a CNH? A pergunta tem se mostrado cada vez mais presente na vida dos brasileiros, principalmente para aqueles que já estão perto do período de vencimento do documento. Vale salientar que a CNH só é aceita por mais 30 dias após a data de vencimento.

Além disso, com as novas tecnologias, é possível acessar a carteira de habilitação de qualquer lugar. Confira, abaixo, tudo o que é preciso para fazer a validação do seu documento e, consequentemente, não receber nenhuma multa ao longo do período de condução.

Exame médico

O exame médico se enquadra na lista de o que é necessário para renovar a CNH. Para aqueles condutores que estão fazendo a renovação das carteiras de habilitação das categorias A e B, será preciso agendar a data e a hora com um profissional que seja credenciado pelo Detran.

Caso o cidadão faça a validação presencialmente, é necessário realizar o agendamento por meio do Portal Poupatempo, selecionando o posto onde deseja ser atendido. É válido ressaltar que não renovar a documentação pode acarretar em multa de CNH atrasada, o que traz inúmeros transtornos aos condutores.

Exame toxicológico

O exame toxicológico também é uma parte importante dessa avaliação. Para os condutores que possuem uma CNH a partir da categoria C, ele se torna obrigatório e precisa ser feito sempre que houver uma atualização do documento. Por meio do teste, torna-se possível descobrir se o motorista consumiu alguma substância ilícita.

O exame toxicológico CNH pode ser feito com total segurança por meio do ChromaTox. O resultado laboratorial será entregue de maneira extremamente ágil. São vários postos de coleta espalhados por todo o Brasil, visando a segurança dos motoristas e de qualquer outro que compõe o trânsito.

Documentação

A documentação também é um item importante na lista de o que é necessário para renovar CNH. Sem os documentos, é muito provável que o condutor não tenha qualquer tipo de autonomia para solicitar o processo ou, até mesmo, para que consiga autorização para voltar às estradas.

De maneira geral, é importante mencionar que os documentos necessários são:

  • Documento de Identidade (RG), tanto o original quanto uma cópia;
  • Comprovante de residência, tanto o original quanto uma cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), tanto o original quanto uma cópia;
  • CNH com prazo expirado ou prestes a vencer, tanto a original quanto uma cópia.

Também é válido mencionar que a CNH digital pode ser acessada a qualquer momento, desde que o primeiro acesso já tenha sido feito. Pouco após realizar a renovação, você receberá um link por e-mail com a confirmação da atualização de dados e permissões.

Quando renovar a CNH?

Todos os anos, o Contran elabora um documento para informar quais serão as datas de validação das carteiras de motorista. Sendo assim, é preciso que os condutores estejam atentos a essa divulgação e, consequentemente, possam evitar alguns atrasos na emissão do documento.

Agora que você já sabe o que é necessário para renovar CNH, busque o exame toxicológico para motorista e mantenha-se em dia com a lei!

 

Fonte:

https://motorshow.com.br/cnh-veja-o-que-e-necessario-para-renovar-o-documento/

https://www.kavak.com/br/blog/quais-sao-os-documentos-necessarios-para-renovar-cnh

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados