Onde renovar CNH vencida? Entenda como funciona!

 

Muitos condutores se perguntam onde renovar CNH vencida, principalmente quando o prazo de renovação está bem próximo. No entanto, nem todos eles possuem conhecimento suficiente para saber onde buscar essa informação. É por isso que, para estar dentro da lei, há a necessidade de se manter sempre atento às atualizações.

O exame toxicológico deve ser renovado no mesmo período da carteira de habilitação. Sendo assim, sempre que um estiver próximo de vencer, o outro também estará. Aproveite as informações abaixo para não ficar com a CNH vencida e ter problemas com a lei.

Onde renovar minha CNH vencida?

Se você quer saber onde renovar CNH vencida, saiba que é muito simples. A renovação poderá ser feita tanto pelo site do Detran quanto por outros locais autorizados. Em alguns estados, há a permissão de solicitar a renovação do documento por meio da internet. É válido lembrar que a atualização das carteiras C, D e E deve ser acompanhada de exame toxicológico.

Passo a passo de renovação

O primeiro passo depois de saber onde renovar CNH vencida é realizar o processo de renovação. Sendo assim, agende o processo por meio do site do Detran, pegue o protocolo e leve-o consigo no dia e horário marcados previamente.

Faça a avaliação médica e o exame toxicológico, caso necessário. O psicotécnico será solicitado para aqueles motoristas que exercem atividades remuneradas. Então, para finalizar, realize o pagamento das taxas de renovação e leve os resultados para a unidade de atendimento.

  • Confira sua carteira renovada por meio da CNH digital.

Posso dirigir com CNH vencida?

A legislação não é tão rígida. Permite que motoristas conduzam com CNH vencida por 30 dias sem multa. Isso significa que se sua carteira expirar em 5 de março, você tem até 5 de abril para renová-la, período em que poderá viajar com a carteira vencida sem correr o risco de incorrer em multas.

Essa é a regra, mas, em uma situação de crise, as coisas podem mudar. Por exemplo, as leis se tornaram mais flexíveis diante da pandemia do COVID-19, com atividades suspensas devido à necessidade de distanciamento social. No entanto, aproveite que sabe onde renovar CNH vencida e atualize o seu documento.

Riscos de dirigir com a CNH vencida

Observe o seguinte: a possibilidade de dirigir por 30 dias não é motivação para dirigir com a CNH vencida. Isso porque a forma que é disponibilizada para que os condutores renovem as suas carteiras de motorista é muito simples e não exige tanto esforço, podendo ser feita até mesmo pela internet.

Mas, novamente, é importante ressaltar que quanto mais cedo você atualizar a documentação, menos problemas encontrará. Infelizmente, muitas pessoas aproveitam essa situação para se manterem irregulares. Por isso, não se esqueça da multa de CNH vencida.

O risco que você corre ao dirigir com a CNH vencida pode ser penalizado de diversas formas: pontos de demérito na carteira, advertências, multas e o incômodo de ter que lidar com todos eles. Então, aproveite as dicas de onde renovar CNH vencida.

Procurando exame toxicológico para motorista? Conte com a ChromaTox!

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/cnh-vencida-veja-o-que-voce-precisa-fazer-para-nao-perder-o-controle-do-volante-em-2022/

https://gringo.com.vc/dirigir-com-cnh-vencida/

https://www.jornalcontabil.com.br/como-proceder-se-minha-cnh-esta-vencida/

https://cnh.digital/como-renovar-cnh-vencida/

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados