Quais são os exames para renovar a carteira de habilitação?

Saber quais são os exames para renovar a carteira de habilitação é muito importante para não correr riscos de não conseguir a renovação e ficar suspenso do direito de dirigir, o que significa ficar sem trabalhar para as pessoas que exercem a profissão de motorista.  

Você pode renovar sua CNH 30 antes dias de vencer. Porém, caso não seja possível, ela ainda estará válida após 30 dias de vencimento. Após esse período você ficará irregular com a lei.  

 

Quais os procedimentos para renovar a carteira de habilitação?  

É necessário seguir 6 passos para renovar sua CNH. Entenda:

  1. Faça o exame médico e o exame toxicológico: para os motoristas que exercem atividade remunerada de transporte devem também fazer o exame psicotécnico. Motoristas da categoria C, D e E precisam do exame toxicológico para renovar ou emitir a CNH. 
  2. Agendamento no site do Detran: no site você irá preencher o formulário de renovação, atualizar seus dados e agendar um horário no posto mais próximo de você. Durante a pandemia do Coronavírus, o Detran disponibilizou a Renovação Simplificada, sendo possível renovar a CNH online.  
  3. Separe a documentação necessária: para renovar a CNH alguns documentos são solicitados e devem ser levados no dia do agendamento para confirmação.  
  4. Exame médico de aptidão física e mental: além dos outros exames solicitados, o exame de aptidão física e mental deve ser feito após a confirmação dos dados no Detran.  
  5. Pague a taxa solicitada: é cobrada uma taxa depois da aprovação dos exames. 
  6. Sua nova CNH estará pronta: caso opte por recebê-la em casa, chegará em 7 dias úteis. Se preferir ir buscá-la, estará disponível no mesmo prazo no local de atendimento do primeiro agendamento.  

Acesse o guia completo de renovação da CNH da ChromaTox para informações mais detalhadas. 

 

Como renovar a CNH na pandemia em 2021?  

Durante a pandemia, o governo de São Paulo disponibilizou um aplicativo gratuito disponível no sistema Android e iOS chamado "Poupatempo Digital". Ele possui diversas funcionalidades, como opções para renovar a CNH e emitir a segunda via. 

Seu principal objetivo é oferecer os mesmos serviços do sistema presencial sem que seja necessário a pessoa sair de casa. 

 

Documentários necessários para a renovação da CNH   

Os documentos solicitados pelo Detran, são: 

  • RG; 
  • CPF; 
  • CNH atual; 
  • Comprovante de residência; 
  • Protocolo de agendamento. 

No dia agendado previamente, você deverá comparecer ao local de atendimento e levar estes documentos para confirmar seus dados. 

 

Quais são os exames para renovar a carteira de habilitação?  

Para renovar a CNH é necessário realizar determinados exames, como: 

Quando renova a habilitação tem que fazer exame de vista?   

Sim, a avaliação oftalmológica é realizada durante o exame médico. 

 

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados