Quanto tempo demora para receber a CNH renovada?

 

Muitos motoristas não sabem quanto tempo demora para receber a CNH renovada. No entanto, essa é uma informação extremamente relevante, principalmente para quem fez a renovação muito próxima ao vencimento. Existem alguns métodos para conseguir “segurar as pontas” caso o documento ainda não tenha chegado.

Com a modernidade e as novas opções oferecidas pelo Contran, os condutores poderão recorrer à CNH digital, um método inteiramente novo e que garante uma maior autonomia aos motoristas. Confira, abaixo, as principais informações a respeito do tema e o que pode ser feito em caso de atraso.

Como funciona a renovação da carteira de habilitação?

Antes de saber quanto tempo demora para receber a CNH renovada, é importante entender como todo esse processo funciona. Assim como a maior parte dos motoristas sabe, todas as carteiras de habilitação possuem uma data de validade. Sendo assim, o condutor terá um prazo de 30 dias para realizar a sua renovação.

Esse processo pode ser feito por meio do Detran ou outras plataformas autorizadas. Também é importante falar sobre a relevância do exame toxicológico nesse período de renovação. Motoristas que conduzem a partir da categoria C precisam estar de olho para não perder nenhum prazo.

Quanto tempo demora para receber a CNH?

Finalmente está na hora de saber quanto tempo demora para receber a CNH renovada. O prazo para a entrega solicitada via Correios é de até sete dias úteis, sendo necessário ter um pouco de paciência até que o documento chegue à sua casa.

Para que seja possível ter um acesso mais rápido depois da renovação de CNH, basta fazer o acesso com a carteira digital de trânsito. Para isso, é só aguardar por um e-mail com todas as instruções que precisam ser seguidas. O e-mail chegará em até três dias no endereço cadastrado.

Renovação de CNH pelo Detran

A renovação de CNH pelo Detran pode ser feita de duas formas muito simples. A primeira delas é a mais recomendada e pode ser rapidamente acessada por meio do site do Detran do seu estado a partir do registro veicular. Sendo assim, os requisitos necessários são:

  • Ter CNH regularizada e com foto;
  • Não ter solicitado nenhuma alteração de dados;
  • Não ter dado início a nenhum processo de renovação por outro meio;
  • Selecionar a opção “Renovação simplificada CNH” por meio da aba “CNH-Habilitação”;
  • Agendar um horário para a realização do exame médico.

É importante lembrar que há multa de CNH vencida caso o condutor não esteja atento aos prazos de renovação do documento.

CNH digital

Depois de descobrir sobre quanto tempo demora para receber a CNH renovada, é válido falar sobre a CNH digital. Esse método tem ganhado cada vez mais espaço no bolso e no coração dos motoristas, visto que é uma forma extremamente simples de ter o documento.

Basta baixar o aplicativo pelo celular, escanear o QR Code presente na CNH e inserir os dados solicitados. Após o primeiro acesso, não será necessário ter internet para conseguir mostrar o documento.

 

REFERÊNCIAS

https://www.despachantedok.com.br/blog/cnh/quanto-tempo-demora-para-receber-a-cnh-renovada/

https://blog.procondutor.com.br/quanto-tempo-demora-para-receber-a-cnh-renovada/

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados