Quanto tempo posso andar com a CNH vencida e o que acontece se eu for pego?

 

Muitos motoristas se perguntam: quanto tempo posso andar com a CNH vencida? A renovação da carteira de habilitação é periódica e muito importante, servindo para evitar possíveis apreensões e, também, pontos na carteira. Além disso, não renová-la pode gerar cada vez mais dores de cabeça.

É válido dizer, também, que a renovação da carteira de habilitação implica na renovação do exame toxicológico. Sendo assim, caso você seja um condutor das categorias C, D ou E, precisará ficar atento ao prazo pelos dois motivos. Confira, abaixo, todas as informações sobre o atraso na renovação.

Quanto tempo posso circular sem a renovação?

Em casos comuns, para quem se pergunta quanto tempo posso andar com a CNH vencida, a resposta é de 30 dias. Caso alguém siga conduzindo o veículo além desse período, será enquadrado por infringir o Código de Trânsito Brasileiro. Sendo assim, é importante ficar de olho nas datas.

Assim como já mencionado na introdução, o exame toxicológico CNH é mais do que necessário. No mesmo período em que a sua carteira de habilitação vence, ele também irá vencer. Dessa forma, tenha atenção redobrada para não perder a oportunidade de continuar conduzindo.

O que acontece se eu for pego com a carteira vencida?

A multa de CNH vencida não é a única consequência para quem ainda não sabe por quanto tempo pode andar com a CNH vencida. Existem muitas outras coisas que estão por trás desse tipo de infração. Isso faz com que os motoristas precisem estar cada vez mais atentos para não levarem nenhum tipo de punição.

Caso a polícia venha a parar um condutor com a CNH vencida, é muito provável que ele vá ser punido. Além disso, se a situação estiver além das concessões previamente definidas pelo Contran, algumas medidas poderão ser tomadas de forma mais ríspida. Conheça, abaixo, quais são algumas delas.

Advertência

A advertência pode ser considerada uma das medidas mais simples que a polícia poderá aplicar diante desse tipo de infração. Ela é muito utilizada para quem ainda não completou os 30 dias de permissividade, mas já está bem próximo de isso acontecer.

Durante a pandemia, caberá ao responsável fazer a abordagem e aplicar uma medida que seja viável para a situação. Caso o prazo de renovação esteja indeterminado no momento, mas a CNH esteja vencida há um bom tempo, a advertência será a melhor solução para resolver.

Multas

A renovação de CNH é um assunto muito sério e precisa ser visto como tal pelos motoristas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com uma carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias pode ser visto como infração gravíssima e a multa aplicada será de R$ 293,47.

Pontos na carteira de habilitação

Depois de responder à pergunta “quanto tempo posso andar com a CNH vencida?”, está na hora de saber sobre os pontos na carteira. O motorista receberá sete pontos em seu prontuário caso a carteira já esteja vencida há mais de 30 dias.

Aproveite para renovar, também, o seu exame toxicológico por meio da ChromaTox!

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.jornalcontabil.com.br/ate-quando-posso-dirigir-com-a-cnh-vencida-durante-a-pandemia/

https://www.jornalcontabil.com.br/por-quanto-tempo-posso-dirigir-com-a-cnh-vencida/

https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2022/02/por-quanto-tempo-posso-dirigir-com-a-cnh-vencida.ghtml

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados