Quem precisa fazer o exame toxicologico para renovar a CNH? Entenda!

 

Saber quem precisa fazer o exame toxicológico para renovar a CNH é um detalhe muito importante. Isso previne alguns esquecimentos e, principalmente, as consequências acarretadas pela ausência da atualização do exame. Ainda assim, o alerta é válido para todos os profissionais, sejam eles autônomos ou não.

Mesmo que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o assunto do exame toxicológico, nem todas as categorias são obrigadas a realizar o exame. Sendo assim, leia todas as informações abaixo para entender se você precisa, ou não, fazer um novo teste para renovar a sua carteira.

Como funciona a renovação da habilitação?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento extremamente importante, tanto que é ela quem regulariza quem pode, ou não, conduzir pelas estradas brasileiras. Além disso, a questão de quem precisa fazer o exame toxicológico para renovar a CNH está atrelada ao assunto porque o exame é feito no mesmo período de renovação.

Para que seja possível solicitar a atualização da CNH, o condutor precisará dar prioridade à realização do exame antes de qualquer outra medida. Isso porque o prazo é bem mais extenso e o exame toxicológico CNH pode demorar um pouco para ter o seu resultado emitido.

Depois disso, o motorista precisará dar entrada em uma renovação do documento. Ele poderá fazer isso tanto presencialmente, em algum posto do DETRAN, quanto pelo próprio site da entidade. Em seguida, deverá levar os documentos (CNH, RG, CPF, foto 3x4 colorida e comprovante de residência) até o local escolhido para renovar a CNH.

Antes de passar para o tópico de quem precisa fazer o exame toxicológico para renovar a CNH, os condutores também devem saber que os valores referentes à renovação precisam ser quitados, como a taxa para renovar, o exame psicotécnico e o exame médico.

Quem precisa fazer o exame para renovar a habilitação?

De acordo com a lei, quem precisa realizar o exame para poder renovar a carteira de habilitação são os motoristas que se enquadram nas categorias C, D ou E. O exame também é válido para quem precisa alterar ou obter a CNH dentro das categorias já mencionadas.

Por meio do exame, é possível fazer com que o trânsito seja um local bem mais seguro, evitando que alguns motoristas conduzam sob o efeito de substâncias ilícitas. Assim, tanto quem dirige quanto os pedestres ficarão distantes de drogas que alteram a realidade e causam acidentes.

Como funciona o exame?

Perder a renovação do exame toxicológico tem resultados tão ofensivos quanto uma multa de CNH vencida. É por isso que os condutores precisam ficar de olho na importância de fazê-lo, bem como no período correto para solicitar a sua execução. O exame é muito simples e completamente indolor.

Após descobrir quem precisa fazer o exame toxicológico para renovar a CNH, você deve saber que o exame consiste em, simplesmente, coletar uma mecha de cabelo ou de pelos para uma análise de substâncias ilícitas no organismo.

Procurando por exame toxicológico para motorista? Conte com a ChromaTox!

 

 

 

REFERÊNCIAS

https://www.toxicologiapardini.com.br/exame-toxicologico/renovacao-cnh/

https://www.exametoxicologico.com.br/renovacao-cnh/como-funciona/

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados