Tacógrafo: o que é, para que serve e por que é obrigatório?

Tacógrafo: o que é, para que serve e por que é obrigatório?

Você sabe o que é o tacógrafo? Caso não, fique tranquilo! No artigo abaixo você tem uma visão completa sobre o que é, para que serve e outras informações sobre esse objeto.

Confira!

O que é o tacógrafo?

O tacógrafo é o objeto usado para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão. Com ele, é possível ver quantos quilômetros de estrada foram cobertos durante certo período de tempo.

Além disso, ele também pode indicar quantas horas o motorista trabalhou, o tempo gasto nas paradas e a velocidade média do veículo.

Para que serve o tacógrafo?

O aparelho, que é instalado no interior do veículo e registra todas essas informações para consulta posterior, é fundamental para garantir um serviço justo e seguro, tanto para os motoristas quanto para a sua transportadora.

Inclusive, hoje em dia, é um dos aparelhos mais usados no mundo para controlar e fiscalizar veículos.

Quais são os tipos de tacógrafos?

Existem três tipos de tacógrafos. Confira:

  • Tacógrafo tradicional, que é 100% analógico
  • Tacógrafo eletrônico, que usa sinais eletrônicos para registrar as informações 
  • Tacógrafo digital, que registra tudo em um papel semelhante a um cupom fiscal

Como funciona o tacógrafo de caminhão?

Geralmente, os caminhões já vêm com o aparelho original de fábrica. Mas caso não venha, não tem problema! É só selecionar um dos modelos existentes e solicitar sua instalação nos postos credenciados.

É importante lembrar que o equipamento deve ser inspecionado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão, inclusive, disponibiliza um aplicativo para que essa verificação seja mais simples e segura.

O tacógrafo em sua versão mais usada, a analógica, tem dentro de si um disco diagrama que é responsável por gravar as informações do percurso em uma espécie de gráfico. É importante saber que o tacógrafo possui um certificado com prazo de validade e que deve ser reavaliado e substituído quando necessário.

No centro do aparelho há também um local específico para anotar alguns dados importantes, como:

  • nome do condutor
  • local e data de início e término do percurso
  • identificação do veículo
  • início e fim da indicação do hodômetro
  • número da portaria de aprovação do modelo do equipamento

Por que o tacógrafo é importante?

O tacógrafo é importante porque indica e registra a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido. Assim, é possível obter dados como o tempo de trabalho do motorista, de parada e em que permaneceu dirigindo. 

Quando o tacógrafo é obrigatório?

Sim, o uso do tacógrafo é obrigatório por lei nos veículos de carga com peso bruto acima de 4.563 quilogramas e em veículos de passageiros com mais de 10 lugares. A exigência do aparelho e a fiscalização do mesmo são disciplinados pelo Código de Trânsito Brasileiro e por demais resoluções.

Isenção da obrigatoriedade

Mas há situações de isenção do uso do tacógrafo, como:

  • Veículos de carga fabricados até 31 de Dezembro de 1990 e com Capacidade Máxima de Tração (CMT) inferior a 19 toneladas
  • Veículos de carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 e que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4.536 kg
  • Veículos de transporte de passageiros ou misto, desde que licenciado na categoria particular e que não realizem transporte remunerado de pessoas

O que acontece caso o caminhão não tenha o tacógrafo?

A multa no veículo que não estiver usando o tacógrafo pode ser aplicada nos seguintes casos:

  • Ausência por qualquer motivo
  • Não uso do aparelho
  • Adulteração das medições do tacógrafo

Qualquer uma das situações citadas acima pode causar pontos na carteira do motorista e também o pagamento de multa por parte da transportadora ou do caminhoneiro. Fique atento!

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados