Por quanto tempo vale o exame toxicológico para o Detran?

Com as novas modificações na lei, é muito comum que os condutores estejam se perguntando por quanto tempo vale o exame toxicológico para o Detran. O acompanhamento dos prazos é extremamente necessário para garantir a segurança do processo e a realização adequada do teste de toxicologia.

Todos os motoristas das categorias C, D e E devem ficar atentos aos novos prazos. A realização do exame será obrigatória e, ainda por cima, contará com novas datas, graças às alterações em virtude da pandemia de COVID-19.

Como fica o exame toxicológico com a nova lei?

Não foi apenas a validade do exame toxicológico que mudou. A nova lei trouxe outras alterações. De acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 148-A, o exame toxicológico passou a ser obrigatório para os motoristas das categorias C, D e E.

Caso seja habilitado em alguma das categorias mencionadas anteriormente, a realização do exame deverá ser feita e apresentar o resultado negativo. Dessa forma, ficará mais simples evitar que algum motorista conduza sob a influência de qualquer tipo de droga ou substância psicoativa. A finalidade é reduzir os acidentes nas vias e estradas.

Quanto tempo vale o exame toxicológico para o Detran?

Houve uma prorrogação do exame toxicológico no ano de 2021, o que pode ser considerado, de certo modo, uma tolerância das autoridades. No entanto, em relação aos resultados, não há tolerância alguma. Qualquer motorista que tiver seu exame com resultado positivo será impedido de continuar dirigindo.

É necessário lembrar que o exame é realizado para que o trânsito se torne um ambiente muito mais seguro, seja para condutores ou pedestres. Dessa maneira, nenhum motorista terá a capacidade de conduzir sob o efeito de substâncias psicoativas, já que elas geram distrações, alucinações e, até mesmo, sono em excesso.

Como fazer exame toxicológico para renovar CNH?

Para que o exame toxicológico para CNH seja realizado, o motorista deve ir até um posto de coleta. Também é preciso levar um documento de identificação que esteja válido e contenha uma foto. Na maior parte dos casos, a apresentação do RG ou da própria CNH pode ser muito útil para dar prosseguimento ao teste.

O prazo para a entrega do resultado do exame leva, em média, 48 horas, caso o resultado seja negativo. Esse período é contado a partir do momento em que a amostra chega ao laboratório de toxicologia. O resultado será inserido diretamente no sistema do Renach para que o condutor possa conferir.

 

Quando devo renovar o exame toxicológico?

A renovação do exame toxicológico é extremamente importante, principalmente para aqueles que estão se perguntando por quanto tempo vale o exame toxicológico para o Detran. O teste deve ser refeito a cada dois anos e seis meses, com obrigatoriedade para os condutores das categorias C, D e E com menos de 70 anos.

Para quem ultrapassa essa idade, não é necessário realizar o exame nas datas previstas na tabela. Ele só será solicitado uma vez antes do vencimento da própria carteira de motorista. Dessa forma, os maiores de 70 anos estão isentos do prazo.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados