Motoristas com exame toxicológico vencido irão receber multa automática

 

Você é motorista e exerce a profissão? Então atenção as novas leis!  

Condutores habilitados nas categorias C, D ou E da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deverão estar atentos quanto ao prazo para realizar seu exame toxicológico. 

De acordo com a Lei 14.071/20, aprovada em outubro de 2020, este exame é obrigatório para todos os motoristas profissionais das determinadas categorias. Portanto, o condutor que tem CNH com validade de julho a dezembro de 2023 poderá receber a multa do exame toxicológico automaticamente a partir de 1º de dezembro, como explica a Deliberação 222 do Contran. 

Para quem o exame toxicológico é obrigatório?  

O motorista que for parado pelas autoridades e estiver em atraso com o exame toxicológico a mais de 30 dias após o vencimento, será multado na categoria gravíssima.  

Além da multa aplicada pelos fiscais, existe a multa de balcão, que ocorre na hora da renovação da CNH para condutores que exercem atividade remunerada ao veículo (EAR) e a CNH vence a partir de 12 de outubro de 2023. 

Lembrando que o exame toxicológico é obrigatório para emitir ou renovar a CNH de motoristas de caminhões, ônibus e vans, sendo fundamental que o condutor apresente um exame a cada dois anos e meio, tendo um prazo de 30 dias de tolerância após o vencimento do último teste.   

Quais categorias de CNH serão multadas?   

Por isso, fique atento! Todos os motoristas habilitados nas categorias C, D e E poderão ser multados dependendo da data de vencimento. Veja as datas na tabela disponibilizada na Deliberação 222 do Contran, órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura.

 

Quanto tempo demora para receber os resultados do exame toxicológico?   

Agora que você motorista entendeu melhor sobre os prazos de quando fazer seu exame, é importante se programar e evitar conflitos com as novas normas do Conselho Nacional do Trânsito que podem prejudicar sua profissão.    

Fazer seu exame toxicológico é simples, basta uma coleta de uma pequena amostra de cabelo ou pelo para analisar o uso ou não de substâncias químicas nos últimos 90 dias ou mais. Além da coleta ser rápida, o resultado sai em até 3 dias para resultado negativo e no máximo 5 dias para resultado positivo. 

Onde fazer o exame toxicológico?  

Para realizar o exame toxicológico na hora de renovar ou emitir a CNH nas categorias determinadas, o motorista deverá ir a um laboratório credenciado ao Denatran Estar dentro das regulamentações é fácil com a ChromaTox, que fornece estrutura, segurança e qualidade desde o agendamento do seu exame até a entrega de resultados.   

Por isso, motoristas das categorias que exigem o exame toxicológico, se planejem quanto aos prazos e fiquem em dia com a lei, evitando a multa e a infração gravíssima. 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados