Exame toxicológico

Exame toxicológico para condutores habilitados nas categorias C, D e E

a partir de 6x de

R$23,31

Compre agora

ou

Ligue 0800 042 0384

Resultados online

Resultados online

em até 72 horas*

 

 

Localize o Posto de Coleta
mais próximo de você

Buscar postos de Coleta

 

 

exame toxicológico é obrigatório para motoristas profissionais nas categorias C, D ou E desde 2015, porém ainda há muitas dúvidas sobre como ele é realizado, quais são os valores, indicações etc.

Neste post, vamos esclarecer algumas das grandes questões sobre o exame. Confira!

 

O que é exame toxicológico?

exame toxicológico de larga janela de detecção é um teste capaz de identificar o consumo de substâncias lícitas e ilícitas em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue.

Por esse motivo, é um procedimento mais eficaz, sendo capaz de detectar drogas por períodos de 90 dias ou mais.

 

Como é feito o exame toxicológico?

Para saber como é feito o exame toxicológico, primeiro é preciso entender que o teste é realizado a partir da queratina presente nos cabelos, pelos ou unhas, já que esse material é capaz de preservar por bastante tempo as substâncias utilizadas e metabolizadas no organismo.

Dessa forma, é possível detectar quais drogas foram utilizadas por períodos de 90 dias ou mais e, por conta disso, apliques e dreads não são aceitos nesse exame, porque o cabelo deve ser natural. Cabelos com química, seja tintura ou alisamento, podem ser coletados normalmente.

O procedimento é indolor e não afeta a estética do paciente.

 

exame toxicológico: clique aqui para agendar

Como é o resultado do exame?

O resultado do exame toxicológico pode ser negativo ou positivo. O resultado do exame é entregue no site ou, em caso de emissão ou renovação de CNH, vai também direto para o sistema do Detran.

 

Onde e como acompanhar o resultado do exame?

O paciente pode acompanhar o status de seu exame toxicológico pelo site da ChromaTox e receber o resultado em até 72 horas após a chegada da amostra no laboratório.

 

Qual o valor de um exame toxicológico?

valor do exame toxicológico pode variar dependendo da sua finalidade. Ele é exigido para quem vai obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E, para concursos públicos e para admissão e demissão de profissionais.

Para saber mais, clique aqui e encontre o posto de coleta mais próximo a você.

 

Quais drogas são detectadas no exame?

O exame toxicológico é capaz de detectar com precisão quais drogas foram consumidas pelo paciente em até 180 dias depois do último uso.

Para emissão e renovação CNH, as substâncias solicitadas pelo Ministério do Trabalho são:

  • Anfetamina (Rebite)
  • Cocaína e derivados, como o crack
  • Maconha e seus derivados, como skank e haxixe
  • Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE)
  • Codeína
  • Metanfetaminas, como meth, ice e speed
  • Heroína
  • Morfina
  • Mazindol

 

O exame detecta álcool e cigarro?

Álcool e cigarros não são detectados no exame toxicológico. No entanto, o álcool pode ser identificado em outros tipos de exame, como o de urina.

 

Remédio prescrito pode reprovar no exame?

Pacientes que tomam remédios à base de drogas precisam apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.

 

Quanto tempo a droga fica no cabelo?

Quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.

 

Tempo de detecção

O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses ou até anos após o consumo.

Sendo assim, o exame toxicológico pode detectar as substâncias utilizadas em um período de 90 dias ou mais.

 

O que reprova no exame toxicológico?

reprovação no exame toxicológico acontece caso seja comprovada a presença de drogas no organismo do paciente.

Caso seja reprovado no exame toxicológico, o condutor pode optar pelo rebaixamento da categoria ou cumprir o prazo de inaptidão temporária, de três meses, devendo realizar novo exame após 90 dias da coleta anterior.

 

Para quem é indicado o exame?

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas que pretendem renovar ou emitir a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E, para profissionais que serão admitidos ou demitidos e também para concursos públicos.

É um exame de larga escala, feito para detectar se o paciente usou drogas nos últimos meses.

 

Exame toxicológico para CNH

Não há nenhum método capaz de burlar o exame toxicológico para a renovação ou emissão da CNH. Além disso, caso seja comprovado que um indivíduo tentou adulterar o teste de drogas exigido pelo Denatran para motoristas profissionais, ele pode ser multado ou preso, pois essa tentativa é crime.

 

exame toxicológico para cnh clique aqui para agendar

O exame de drogas é obrigatório pelo DETRAN?

Sim. No processo de emissão, renovação, ou alteração da CNH das categorias C, D ou E, esse teste é obrigatório pelo Detran, sendo uma lei federal, ou seja, que vale em todo território nacional.

 

Diferença entre outros testes toxicológicos

Os tipos de testes toxicológicos são variados porque cada um deles consegue detectar drogas diferentes e também em períodos de tempo diferentes, sendo maiores ou menores.

O exame realizado com pelos ou cabelo tem uma janela de detecção maior, ou seja, pode ser usado para detectar a presença de substâncias ilegais a longo prazo. Os exames de urina e de sangue também podem ser usados. Saiba como:

Exame toxicológico de sangue

O exame toxicológico de sangue é utilizado para detectar drogas que foram usadas há pouco tempo. Geralmente, é utilizado para identificar se há a presença de álcool ou maconha a curto prazo, ou seja, nas últimas horas, no organismo do paciente.

Exame toxicológico de urina

Já o exame toxicológico de urina não é instantâneo como o de sangue, mas também não é tão longo como o de cabelo e pelos. Ele pode detectar a presença de droga em um período de até 7 dias, já que é o tempo das substâncias serem diluídas pelo fígado até chegarem à urina.

 

Tem como burlar o exame?

Como explicamos acima, não há nenhum método capaz de burlar o exame toxicológico. Na internet é possível encontrar alguns métodos que prometem adulterar o resultado, mas nenhuma das técnicas é realmente eficaz para falsificar o teste.

 

Onde fazer o exame toxicológico?

A ChromaTox é pioneira em análises toxicológicas no Brasil. Criada em 2011, se tornou o primeiro e mais completo laboratório de Toxicológico com operações no país. Seus fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência em análises de drogas no Reino Unido e no Oriente Médio.

Além disso, a ChromaTox conta com a maior estrutura de Medicina Diagnóstica do continente, preparada para oferecer, todos os dias, a melhor e mais completa solução do mercado.

 

Exame toxicológico positivo. O que fazer?

Caso o resultado do teste dê positivo, o motorista precisa aguardar o prazo de 90 dias (3 meses) para realizar um novo exame. Enquanto isso, sua Carteira de Habilitação Nacional (CNH) não poderá ser renovada ou emitida. O sistema do Detran não aceitará outro exame antes do prazo de 90 dias, mesmo feito em laboratório diferente.

Outra opção é o rebaixamento da CNH para a categoria B, em que não é exigido o exame toxicológico. Porém, nessa situação, o motorista precisará passar por todos os trâmites burocráticos exigidos pelo DENATRAN se quiser voltar para as categorias C, D e E.

 

Posso contratar um funcionário com exame toxicológico positivo?

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, fica à critério da empresa definir por contratar ou não um motorista cujo exame tenha indicado o resultado positivo no momento da admissão.

exame toxicológico para empresas clique para agendar

Qual a importância do exame?

exame toxicológico é importante para ajudar a reduzir o número de acidentes em estradas e vias urbanas, assegurando a segurança de todo o trajeto, inclusive para terceiros. Quanto maior esse controle, maiores as chances de preservarmos a saúde dos condutores, sem colocar suas vidas em risco.

 

© 2020 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados